Nanocerâmica para automóveis: o que é, características, prós e contras
- 05.08.2023
A pintura da carroçaria do automóvel pode ser arranhada por golpes de areia, ramos, pequenas pedras. Para proteger a superfície, utilize revestimentos duráveis especiais, entre os quais a nanocerâmica. Não é o mais resistente ao impacto, mas dá ao carro um brilho especial. Graças a ela, até o modelo de carro mais simples atrai a atenção e a superfície parece luxuosa.
O que é a nanocerâmica
Na composição da nanocerâmica encontram-se os seguintes componentes:
- Polímero para criar uma película protetora, que não se deteriora devido aos efeitos do ambiente.
- Areia feita de quartzo. Proporciona uma aderência fiável à pintura da carroçaria.
- O solvente de silicone é necessário para criar uma camada uniforme na superfície da máquina. Fixa a composição.
- O hidróxido de alumínio confere propriedades repelentes de água e à prova de fogo.
- O óxido de titânio alisa a superfície e dá brilho.
- As substâncias tensioactivas aumentam a resistência do revestimento a altas temperaturas e impedem a penetração de sujidade.
Estas substâncias num complexo criam um revestimento isolante muito durável. Não só tem elevadas propriedades protectoras, como também torna o carro mais atraente na aparência.
Os principais indicadores para a escolha de um revestimento nanocerâmico são a dureza e a repelência à água. A dureza de um verniz normal de fábrica é de 4 H, pelo que a nanocerâmica deve ter uma dureza superior, no máximo 9 H.
Prós e contras da nanocerâmica
Qualquer revestimento para o automóvel tem características, vantagens e desvantagens. Estas devem ser tidas em conta quando se escolhe o revestimento a utilizar para o isolamento da carroçaria.
Prós da nanocerâmica para automóveis:
- A superfície da carroçaria torna-se brilhante, lustrosa. As cores parecem mais saturadas. A nanocerâmica refresca o aspeto do automóvel. Este revestimento ajudará a vender o automóvel mais caro.
- A superfície repele a sujidade, o pó praticamente não se deposita.
- A pintura da carroçaria é isolada dos raios UV.
- A nanocerâmica protege contra os riscos dos grãos de areia. Naturalmente, o impacto de uma pedra grande a alta velocidade pode não proteger.
- A carroçaria é fácil de limpar.
- Proteção contra a corrosão.
Desvantagens da nanocerâmica para automóveis:
- Procedimento complicado de cobrir a carroçaria com nanocerâmica. Será necessário desengordurar e polir a superfície. A nanocerâmica é aplicada em várias camadas - de 3 a 10. Cada camada seca durante cerca de 15 horas.
- A duração do revestimento é de um ano a 2-3 anos.
- Com o tempo, a nanocerâmica pode tornar-se ligeiramente turva.
- A durabilidade do revestimento não é elevada e não haverá proteção contra lascas.
- Para remover a camada antiga de nanocerâmica, é necessário um polimento, que é efectuado por especialistas.
Complicações adicionais são o facto de a nanocerâmica exigir cuidados especiais. O revestimento endurece durante três semanas. Durante este período, não se pode lavar o carro. Para limpar a carroçaria, os métodos normais não são adequados. São necessários produtos de cuidado especiais. É preferível lavar a carroçaria com um sistema de lavagem sem contacto ou com um sistema de lavagem trifásico. Não é permitido polir o revestimento. Isso pode danificar a sua integridade.
É possível aplicar nanocerâmicas sobre a película anti-cascalho para uma proteção adicional e para criar um brilho lustroso. O revestimento irá então isolar a carroçaria do impacto de pequenas pedras e areia. A película anti-cascalho é mais fácil de remover da carroçaria do que a nano-cerâmica. Isto minimiza o risco de danos na carroçaria aquando da substituição do revestimento.