Elevador sinusal: o que é, o que é, como e quando é realizado
- 16.04.2023
Para a colocação de implantes dentários, é necessária uma certa quantidade de osso. Depois há um local onde se encontra a sua base. No entanto, por vezes há demasiado pouco tecido para que o implante seja fixado. As raízes dos dentes mastigadores maxilares de muitas pessoas crescem nos seios maxilares. Quando estes dentes são extraídos, há muito pouco tecido ósseo. É por isso que existe um procedimento de elevação dos seios nasais na medicina dentária, no qual o tecido é construído antes do implante. Vejamos os tipos de elevação dos seios nasais e como e quando é realizada.
Revestimento do seio aberto
O procedimento é feito nestas fases:
- O médico ou enfermeiro administra a anestesia com uma injecção ou outro método.
- O médico corta as gengivas na área onde o tecido necessita de ser aumentado.
- Com um instrumento especial, ele remove a parede do seio maxilar que o separa da cavidade oral.
- O médico separa e levanta a membrana mucosa do seio.
- No espaço criado, é inserido um material, que será substituído por tecido ósseo.
A vantagem da elevação do seio aberto é que o dentista tem uma visão directa do tecido e pode inspeccionar visualmente todo o processo. Além disso, uma grande quantidade de osso pode ser criada durante este procedimento, mesmo que o volume ósseo original seja apenas de 1 mm.
Elevador do seio fechado
Um elevador sinusal fechado é realizado da seguinte forma:
- Uma enfermeira administra um anestésico no local da operação.
- O médico faz uma incisão no tecido gengival e molda a área para os implantes, levanta a membrana mucosa do seio maxilar e preenche a cavidade com material.
- O médico insere então os implantes dentários.
A incrustação do seio fechado é menos traumática e a cura é muito mais rápida do que para a cirurgia aberta. No entanto, o médico executa a manipulação pelo toque, sem ver o tecido, o que torna o procedimento mais difícil.
Como e quando uma incrustação do seio é executada
Se o tecido ósseo até ao seio tiver 8-10 mm de comprimento, não é necessário aumentar o osso. Os implantes são inseridos como habitualmente. É necessária uma incrustação do seio se este for do tamanho do osso:
- Se o tecido atingir 5-8 mm, os dentistas efectuam uma reconstrução óssea aberta. O especialista retira a mucosa da gengiva e instala um material, que é eventualmente substituído por tecido ósseo. Imediatamente dentro deste material, coloca implantes dentários.
- Se o volume do seio maxilar for inferior a 5 mm, o médico coloca o implante mais tarde. Primeiro, ele constrói o osso e após seis meses ou mais, ele coloca o implante. O dentista coloca uma coroa sobre este implante depois de mais seis meses. Se o tecido estiver gravemente atrofiado, pode demorar até um ano a recuperar o volume ósseo.
Uma incrustação sinusal dura de 15 minutos a uma hora, dependendo da duração do procedimento. Se uma pequena quantidade de tecido tiver de ser aumentada e a mucosa do seio maxilar não tiver de ser levantada em altura, a operação é mais rápida. Quando uma grande quantidade de tecido está a ser aumentada, o procedimento é mais longo e consiste em várias etapas, geralmente com alguns meses de intervalo.
Para que a elevação da mucosa do seio seja bem sucedida, é necessário visitar um médico experiente. A clínica deve dispor do equipamento e materiais necessários para o procedimento. Se as recomendações do médico forem seguidas, o período de reabilitação é mais rápido e o risco de complicações é mínimo.