É interessante

O que são pilares dentários e porque são tão importantes na implantologia dentária

16.05.2023

Os implantes são um meio de restaurar a qualidade estética e funcional quando um ou mais dentes são perdidos. A estrutura de um implante inclui os seguintes elementos:

  • O corpo. É a parte que é implantada no osso maxilar;
  • O ápice. A parte mais estreita com uma rosca que corresponde ao ápice da raiz do dente;
  • O colo é a parte que sobressai e à qual se fixam a gengiva e o pilar da coroa.

Cada sistema de implantes contém um conjunto diferente de pilares padrão. Isto permite ao dentista abordar literalmente qualquer situação clínica.

Os sistemas mais caros têm uma vasta gama de pilares, o que os torna tão populares entre os dentistas. O pilar e o sistema de fixação do implante também desempenham um papel importante. Quanto melhor for, maior será a durabilidade de toda a estrutura.

As principais diferenças entre o pilar standard e o pilar personalizado

O pilar existe em duas variedades:

  • O pilar individual. É fabricado numa única peça e tem uma forma específica, que é necessária para um caso particular. Os pilares personalizados estão disponíveis em titânio, cerâmica, metal dourado, etc.;
  • standard. São acessórios dentários fabricados em fábrica, que têm todos a mesma forma e os mesmos parâmetros. São geralmente fabricados em titânio, mais raramente noutros metais. Os pilares standard existem em diferentes formas e comprimentos e variam em termos de inclinação relativamente à raiz do dente. São adequados para a maioria dos pacientes.

Os pilares standard nem sempre se adaptam individualmente. Podem, no entanto, ser utilizados na implantação de dentes mastigatórios em pacientes.

Fixação do implante ao pilar: características

Um pilar é um dispositivo acessório no qual o implante é fixado. O método de fixação pode ser diferente:

  • Cimentado. Este método é semelhante à fixação de uma coroa ao dente nativo. Neste caso, é utilizada uma solução especial à base de cimento. Esta manterá a restauração firmemente no lugar. Não é possível remover o implante, mas é necessário serrar tudo. A colagem de cimento é maioritariamente utilizada para implantes de uma só unidade;
  • O método aparafusado. A coroa é fixada ao pilar por meio de um parafuso, que é inserido através de um orifício no lado da mastigação da prótese. O parafuso tem de passar através da coroa e do pilar e ser aparafusado na rosca que foi concebida para o efeito. O orifício do implante é selado com um compósito de tom sobre tom. A principal vantagem é que a restauração pode ser removida se for necessária uma restauração.

Qualquer clínica ou consultório privado que lide não só com tratamentos, mas também com implantologia dentária, deve ter uma grande selecção de pilares. O modelo correcto pode então ser seleccionado para diferentes pacientes. A utilização de instrumentos e materiais modernos permite obter bons resultados em todos os procedimentos.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net