É interessante

Azia durante a gravidez: Qual é a sensação e o que a causa?

29.12.2022

A azia durante a gravidez pode ocorrer mesmo que nunca tenha acontecido antes. Pode mesmo ocorrer em grávidas mães que se preparam para este período especial das suas vidas, tentam comer uma dieta natural, evitam refrigerantes, alimentos quentes e azedos e fritos. A azia é causada por factores físicos e hormonais, que muitas vezes se manifestam durante a gravidez.

Sinais de azia

Uma sensação de ardor e formigueiro por detrás do peito. Espalha-se até à zona do pescoço. O estômago pode sentir-se pesado e apertado. Por vezes a azia é acompanhada por estes sintomas adicionais:

  • Há um sabor amargo e azedo desagradável na boca perto da parte de trás da garganta.
  • Há frequentemente um desejo de tossir, e há uma dor de garganta e uma dor de garganta.
  • Ligeira dificuldade em respirar. Os ácidos causam lesões nas mucosas e inchaço nestas áreas.
  • A arder depois de comer ou de se curvar.
  • Inchaço, aumento da formação de gás nos intestinos.

Causas de azia

A causa mais comum de azia é uma hora após uma refeição, devido a razões físicas e químicas:

  • Se se deitar após uma refeição, a azia ocorre mais frequentemente do que em posição vertical, porque desta forma o conteúdo estomacal sobe para a parte superior do corpo. Isto pode causar a abertura da válvula ou, se não estiver fechada, o conteúdo passará directamente para o esófago.
  • Os alimentos gordos, picantes ou fritos podem provocar azia ao irritar a superfície do esófago. Tais alimentos, se não causarem azia, irão certamente aumentar o desconforto.
  • O esforço físico, especialmente a flexão para a frente e a torção durante o exercício, pode levar a azia. Fazer a limpeza da casa, lavar as mãos, dobrar-se sobre a banheira também pode experimentar estes sintomas desagradáveis.
  • No primeiro trimestre de gravidez, a toxemia provoca vómitos frequentes, que irritam a mucosa do esófago. Isto causa uma sensação de ardor devido aos efeitos da acção prolongada dos ácidos sobre os tecidos.

A azia é um efeito secundário da hormona benéfica

A progesterona relaxa os músculos de todos os órgãos. É um mecanismo natural que facilita a alimentação da criança através da placenta e impede a contracção do útero. Isto preserva o feto e cria as condições necessárias para o seu desenvolvimento.

A progesterona também relaxa o esfíncter entre o esófago e o estômago. A sua tarefa é deixar entrar água e alimentos no estômago e fechar, para que o conteúdo da próxima parte do sistema digestivo não volte para o esófago.

Quando relaxado, o esfíncter não fecha o suficiente ou pode não fechar de todo. Já não retém os ácidos estomacais e estes elevam-se para cima. Isto acontece porque o estômago se torna mais lento. O conteúdo permanece nele, o processamento dos alimentos abranda, o que torna o esfíncter mais lento.

Causas físicas da azia durante a gravidez

O bebé precisa de espaço para crescer, por isso o útero aumenta gradualmente, empurrando todos os órgãos para cima. Isto manifesta-se após a 20ª semana de gravidez.

O útero gravemente alargado exerce pressão sobre os intestinos, levantando-os. Isto faz com que o estômago pressione contra o diafragma, a circulação nos tecidos deteriora-se, o esfíncter obstrutivo enfraquece e a sua função é prejudicada. A pressão sobre o estômago pode fazer com que o seu conteúdo desça rapidamente pelo esófago, causando uma sensação de ardor.

Pode haver um ou mais factores que influenciam o aparecimento de azia desagradável. Cada mulher tem as suas próprias causas predominantes de esfíncteres e disfunções gástricas. O seu médico pode ajudá-lo a determinar o que causa a azia.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net