Hérnia intervertebral: o que é, sintomas, prevenção
- 02.03.2025
A hérnia intervertebral é uma patologia grave que pode interferir seriamente com a atividade de vida de uma pessoa. Quando tal formação ocorre, muitas vezes, o nervo que liga um determinado órgão interno à coluna vertebral é comprimido. Por causa disso, não apenas a dor aguda ocorre, mas também as funções desse órgão são perturbadas.
O que é uma hérnia intervertebral, sintomas
Quando uma pessoa muda a posição do corpo, os seus discos intervertebrais são comprimidos. Os tecidos que os isolam adaptam-se a estes movimentos e criam um isolamento suave. Quando se desenvolve uma hérnia intervertebral, o anel fibroso alarga-se, estica-se. É assim que se forma uma saliência. Esta é a fase inicial da formação de hérnias dos discos intervertebrais. Com o tempo, devido a cargas, o anel fibroso rompe-se e o núcleo cai. O doente começa a sentir dores. Ele tem complicações no trabalho do sistema nervoso na área de formação da patologia dos discos intervertebrais.
Com a hérnia, os discos intervertebrais se afinam. Devido a isso, as vértebras esfregam umas nas outras. Isto provoca dores muito fortes. Consoante o local onde ocorre a hérnia, surgem os seguintes sintomas
- Destruição dos discos intervertebrais na região torácica - dificuldade em respirar, dores ao nível do coração.
- Hérnia cervical - dor de cabeça, tonturas, dormência nas mãos e alterações frequentes da tensão arterial.
- Protrusão ou lesão dos discos intervertebrais na região lombossacra - dor lombar, dormência na virilha, dedos dos pés, deterioração do sistema geniturinário.
Prevenção da hérnia intervertebral
Esta patologia é afetada por tais causas:
- Golpes e outras lesões nas costas.
- Peso corporal excessivo.
- Destruição do tecido ósseo.
- Movimentos bruscos com força ou cargas excessivas devido ao levantamento de pesos.
- Doenças que destroem o tecido ósseo ou cartilagíneo.
- Curvatura da coluna vertebral, congénita ou adquirida.
Na zona de risco para o desenvolvimento de hérnia intervertebral, as pessoas que têm uma carga elevada sobre a coluna vertebral. São construtores, carregadores, condutores de camiões, trabalhadores de escritório, costureiras. Quando uma pessoa está sentada durante muito tempo, a pressão sobre os discos da coluna vertebral é muito mais forte do que quando anda. Quando a mobilidade é limitada, o fornecimento de sangue nesta zona diminui, as reservas de líquido no núcleo perdem-se.
Medidas de prevenção da hérnia intervertebral:
- É importante evitar ficar sentado durante muito tempo. Se tal for exigido pela profissão, deve levantar-se periodicamente e fazer um aquecimento, andar à volta.
- É necessário beber água limpa em quantidade suficiente e seguir uma dieta nutritiva.
- Não se deve levantar pesos excessivos.
- Fazer exercícios físicos para fortalecer os músculos das costas e do sacro. O médico pode recomendar um treino adequado.
Em caso de desconforto na coluna vertebral na região sacral, com dormência nos braços ou nas pernas, é importante consultar um médico-neurologista que trate hérnias intervertebrais. Ele determinará se o desconforto é causado por uma hérnia ou protrusão intervertebral e prescreverá o tratamento. Se esta patologia for tratada nas fases iniciais, é possível livrar-se desta formação em cerca de 1-2 anos. No entanto, em casos negligenciados, não se pode prescindir da cirurgia.