Cabina de pintura automóvel: o que é, tipos, como funciona
- 27.08.2023
Para pintar o revestimento de tinta de um carro de passageiros acabou sendo da mais alta qualidade, são usadas cabines de pintura para carros. Eles são organizados de modo a fornecer ventilação de qualidade, secagem uniforme e rápida e segurança para a pessoa que realiza a pintura do carro. Vejamos como estão dispostas as cabinas de pintura para automóveis e como funcionam.
O que é uma cabina de pintura para automóveis
Uma caixa especial, concebida para a pintura de automóveis, é constituída por esses elementos:
- O corpo da câmara, que forma as paredes, o teto e cria uma sala selada.
- Gerador de calor que aquece o ar.
- Sistema de ventilação e exaustão, filtros.
- Ventoinhas de exaustão e de alimentação, elementos de design adicionais.
As câmaras de pintura têm portas largas, através das quais o carro entra no interior. Há espaço suficiente na sala para que o especialista se mova livremente ao redor do carro. Uma máquina de pulverização de tinta também está incluída no sistema.
A cabina de pintura funciona nos seguintes modos:
- Pintar a carroçaria do automóvel.
- Soprar a câmara para purificar o ar.
- Secagem da superfície da máquina.
- Modo de arrefecimento.
Características das câmaras de pintura para carros
Nesta caixa especial, o ar passa por um alto grau de purificação do pó. É alimentado no interior através do sistema de ventilação e passa por filtragem. O ar da sala é aquecido até à temperatura ideal para a pintura e circula de forma constante. Está instalado um sensor especial que desliga o aquecimento quando a temperatura definida é atingida.
Existem filtros no chão da cabina de pintura. Estes filtros removem a névoa fina que é gerada durante a pulverização da tinta. São instalados amortecedores nas condutas de ar. Evitam que o pó entre no interior quando o extrator está a funcionar. Graças a este sistema de ventilação e de extração de vapores, a superfície da máquina é seca em segurança. É excluída uma situação explosiva.
Outra caraterística do sistema de ventilação das cabinas de pintura é a reutilização do ar aquecido. Ele passa por uma limpeza e é novamente enviado para a caixa. Isso dá resultados tão positivos:
- A eletricidade é poupada.
- A tinta do veículo seca mais rapidamente.
- A temperatura ambiente necessária mantém-se estável.
As cabinas de pintura são iluminadas com vidros de segurança. Os raios de luz são direccionados para o carro de todos os lados. Isto permite que a qualidade da aplicação da tinta seja claramente visível.
Tipos de cabinas de pintura para automóveis
As caixas para pintura de automóveis diferem em termos de dispositivo. Podem ser de passagem ou fechadas. Se for utilizado um único motor, o ventilador sopra o ar de cima para baixo. É criada uma sobrepressão e a névoa de tinta desce para baixo. É então descarregada para o exterior através de um orifício no chão. Se forem instalados dois motores, o ar é soprado para dentro da divisão a partir do exterior e expelido a partir do interior. Isto permite uma circulação suficiente na área de trabalho.
O design e a localização do sistema de ventilação variam. Pode ser instalado em valas no chão, sob a superfície do chão, entre a base e a grelha. O sistema mais eficiente é a ventilação de alimentação e de exaustão.
É importante que as válvulas de controlo estejam incorporadas nas condutas e que os filtros estejam localizados no chão e no teto. Isto evita a estagnação do ar em determinadas áreas da cabina de pintura automóvel. As válvulas reguladoras de pressão evitam o entupimento dos filtros do sistema durante os modos de purga ou secagem.