É interessante

Hemorróidas: o que são, sintomas, causas e prevenção

31.12.2022

À saída do recto no canal anal, existem nós de hemorróidas. Consistem em tecido cavernoso com pequenos vasos sanguíneos, permanentemente cheios de sangue arterial. Durante a defecação com líquidos densos ou por empurrão durante o parto, as veias cavernosas ficam feridas e sangram.

Sintomas de hemorróidas

Os primeiros sintomas de hemorróidas podem ser desconforto no recto, uma sensação de cócegas e dor, especialmente após a defecação. Ocasionalmente aparece sangue, há inchaço e a dor aumenta. Se já tiver começado, uma viagem ao médico e um remédio para hemorróidas podem ajudar. Em casos especialmente avançados, pode ir até à cirurgia.

Mais tarde, os nós hemorroidais internos aumentam e caem quando se empurram, espirram ou levantam pesos. Muitas vezes, eles recuam por si próprios. A condição pode agravar-se a tal ponto que os nós têm de ser reinseridos manualmente, causando fissuras e aumentando as hemorróidas externas no ânus.

Porque é que as hemorróidas começam

Aumento do fluxo sanguíneo para o tecido cavernoso no canal anal. O fluxo de sangue das hemorróidas através das veias cavernosas diminui e o fluxo de sangue arterial aumenta. Há várias causas directas para esta condição:

  • Diminuição da função do aparelho musculo-ligamentar que mantém os nós hemorroidais no lugar. Tal desordem ocorre quando há falta de movimento por longos períodos sentados ao volante ou à secretária de um computador.
  • Obstipação crónica, levantamento pesado causa tensão excessiva nos nós hemorroidários, aumento do fluxo sanguíneo e retenção no fluxo de saída.
  • Gravidez e parto. Durante a gravidez tardia, o feto pode exercer pressão sobre as veias e artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo à área da pélvis e do canal anal. O aumento da tensão durante o parto pode levar ao excesso e estagnação de sangue nas hemorróidas e à ruptura das veias na zona.

As hemorróidas podem ser causadas por disfunções de outros órgãos que causam estagnação do sangue na veia cava e no sistema venoso portal. Isto pode ser causado por doença hepática, espasmos na vesícula biliar, condutas e esfíncter de Oddi.

Há um aumento da pressão na veia porta, que direcciona o sangue dos órgãos periféricos não reparados para o fígado. Isto afecta o movimento do sangue ao longo da linha principal. As veias hemorroidais assumem um excesso de pressão. O sangue estagnado acumula-se nos nós hemorroidários.

Prevenção de hemorróidas

Para minimizar a probabilidade de hemorróidas, é necessária uma abordagem abrangente:

  • Consumir uma quantidade adequada de água normal - 30-40 ml por kg de peso. Pode começar a manhã com um copo ou dois de água morna para lavar o intestino.
  • Tente consumir mais alimentos não refinados, pão com farelo, massa integral, papas com fibra, legumes sauerkraut, verduras, produtos lácteos azedos.
  • A fim de excluir as causas das hemorróidas, que estão ligadas a perturbações de pressão na veia portal, é necessário restaurar o funcionamento normal do fígado, ajustar a saída da bílis e eliminar espasmos em torno da área subcostal direita, diafragma e esfíncter Oddi.
  • A prevenção das hemorróidas é uma actividade física regular. Se o seu trabalho for sedentário, pode fazer pequenos intervalos durante o dia e fazer exercícios várias vezes por semana que melhoram a circulação sanguínea na pélvis.
  • Se tiver de carregar uma carga pesada, é melhor dividi-la o mais possível.

Nem todas as causas de hemorróidas são totalmente conhecidas. Podem ser factores físicos, mas também certas tensões e preocupações. É importante lembrar: quanto mais cedo se começar a tratar as hemorróidas, maior a probabilidade de se evitar a sua fase grave. Não se deve envergonhar de ir a um médico com este problema.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net