Carroçarias de automóveis de passageiros: tipos e características
- 28.11.2022
Sedan, conversível, minivan - estes são os tipos de carroçarias de automóveis de passageiros. As diferenças na sua construção determinam a capacidade de passageiros na cabine, e de carga na bagageira. O tipo de carroçaria também influencia o aspecto do carroçamento.
O sedan
Este modelo de carro tem três partes pronunciadas: uma capota para o motor, um compartimento de passageiros e um pequeno compartimento de bagagem separado. O corpo é fechado com quatro portas.
Características:
- O interior do carro aquece rapidamente porque está separado do compartimento de bagagem.
- O cheiro da bagageira é impedido de escapar para o compartimento de passageiros.
- O compartimento de carga e de bagagem é pequeno. A bota é baixa.
- A janela traseira tem uma forma alongada, por isso é menos provável que fique suja.
- As janelas panorâmicas dão uma boa vista.
O vagão de estação
O porta-bagagens do carro está ligado ao habitáculo. O telhado é estendido até à extremidade da carroçaria na parte de trás. O telhado estende-se até à retaguarda, permitindo assim o transporte de passageiros ou objectos volumosos. Os bancos podem ser dobrados para criar espaço para um guarda-roupa ou sofá. Mesmo quando o veículo é ocupado por passageiros, o espaço de bagagem é generoso - do chão ao tecto. Pode caber muita bagagem nele.
hatchback .
O hatchback tem um comprimento de corpo mais curto que o do saloon. A linha do telhado inclinada estende-se até à porta da cauda e a saliência traseira é encurtada. O espaço permite uma segunda fila de bancos na retaguarda. Este é um carro compacto com uma bagageira bastante espaçosa. As portas traseiras permitem acomodar mesmo cargas volumosas. Não há nenhuma divisória entre o corpo e o interior. Isto significa que o veículo leva um pouco mais de tempo a aquecer.
Limousine .
O assento do condutor é separado do compartimento do passageiro por uma divisória. O corpo da limusina assemelha-se a um sedan alongado. Há normalmente três janelas em fila de cada lado. A ênfase é colocada no conforto dos passageiros. Há frequentemente uma mesa ou uma mini-bar no salão. Os assentos são volumosos e macios. Visualmente, a limusina está dividida em três sectores: a capota, o saloon longo e a bota pequena.
Minivan
A capota da minivan é pequena ou praticamente inexistente. O motor é posicionado o mais próximo possível do compartimento dos passageiros. O condutor tem uma melhor visão da estrada, o que facilita a condução.
O corpo é mais alto que uma carrinha, mas não há lugar para uma pessoa de pé. Os monovolumes têm um interior e um compartimento de bagagem maiores, com espaço para três ou quatro filas de bancos. Podem ser movidas para a frente para aumentar o compartimento de bagagem, que é combinado com o compartimento de passageiros. Os lugares dos passageiros também podem ser ligados numa única fila ou espaçados ligeiramente separados. Podem ser instalados apoios de braços para cada assento.
Descapotável
O descapotável é caracterizado pelo seu telhado descapotável. Vem em dois tipos:
- Um telhado dobrável dobra-se e é colocado numa parte da bagageira. A cobertura do telhado é têxtil e à prova de água. Isto significa que o telhado ocupa menos espaço quando é dobrado para baixo. Convenientemente, quando o tempo muda, o telhado pode ser rapidamente desdobrado para proteger contra a chuva.
- O telhado amovível é feito de metal ou de uma estrutura rígida com têxteis esticados. Tem de ser deixado na garagem. Assim, se o tempo ficar mau, pode molhar-se.
Crossover e SUV
Os corpos do crossover e do SUV são semelhantes, com um interior espaçoso, uma grande distância ao solo e um volumoso compartimento de bagagem. O porta-bagagens é combinado com o compartimento de passageiros. O SUV difere no facto de ter uma construção de estrutura mais forte do corpo. Isto permite-lhe resistir ao stress do off-roading. O crossover foi concebido mais para a condução em asfalto. Uma condução fora-de-estrada suave é aceitável. O SUV tem uma ênfase na capacidade de atravessar países. A ênfase do crossover está no conforto dos passageiros.
O tipo de carroçaria a escolher depende das condições em que o carro será utilizado - numa cidade apertada, fora de estrada ou precisará de ultrapassar longas distâncias em auto-estradas. Se a versatilidade ou uma ênfase no conforto dos passageiros é importante.