Placa vibratória: O que é e como funciona
- 31.01.2023
A placa vibratória tem um trabalho - compactar o solo. Mas apesar da estreiteza da sua função prevista, este equipamento é indispensável para toda uma série de tarefas. Compacta muito - desde vários terraplenos até lajes de pavimentação. Vamos dar uma vista de olhos às características deste equipamento.
O que faz uma placa vibratória e como funciona
Uma placa vibratória é uma ferramenta manual especial utilizada para a compactação e compactação de materiais a granel. O tamanho do produto torna-o adequado para trabalhos em sítios pequenos ou em condições de pavimento inacessível. O principal objectivo da placa vibratória é evitar o afundamento de fundações, lajes de pavimentação e novos pavimentos asfálticos. Betoneiras, talochas e placas vibratórias são equipamentos indispensáveis na construção de estradas, construção de estruturas monolíticas, etc.
A placa vibratória funciona por vibração do pavimento utilizando um bloco excêntrico especial ligado à própria placa. Vários excêntricos são posicionados de modo a que a direcção possa ser invertida durante a rotação. Isto permite ajustar a direcção do balanço. Em termos simples, o aparelho pode ser operado em três modos:
- In situ.
- Adiante.
- Para a frente e para trás.
Uma alavanca especial localizada no painel de controlo é responsável pelo ajuste do curso. A unidade de potência é fixada à placa base por meio de pinos, o que assegura o modo de funcionamento necessário dos mecanismos. Além disso, os amortecedores são utilizados para amortecer as vibrações em relação à parte superior da máquina. Após o arranque do motor, uma embraiagem centrífuga é engatada, transmitindo a rotação para o mecanismo de vibração. A embraiagem só é desligada a baixas velocidades do motor, o que significa que é possível ligar a máquina ao ralenti. O ajuste da velocidade do motor é feito com a alavanca do acelerador, e a maior parte do trabalho é feito à velocidade máxima do motor para evitar derrapagens.
Tipos de placas vibratórias
Existem muitos tipos diferentes de placas vibratórias no mercado. No entanto, a principal distinção é baseada no tipo de unidade de potência:
- Os motores a gasolina são uma opção versátil, com um factor de alto desempenho e um preço acessível. A principal vantagem é que são independentes da rede eléctrica e das ligações, respectivamente.
- Os motores diesel - em geral, oferecem as mesmas vantagens que os motores a gasolina, mas são mais especializados devido ao combustível que consomem. As unidades diesel proporcionam uma boa economia de combustível - o consumo de combustível é uma ordem de grandeza inferior à da «concorrência».
- Motores eléctricos - alimentados por electricidade, tornando-os os mais acessíveis e versáteis. O exemplo mais brilhante disto é a capacidade de trabalhar num espaço fechado. A principal desvantagem é que é necessário um fornecimento estável de electricidade de rede e que o sistema eléctrico é concebido para ligação por cabo.
Também importante é o critério de peso, segundo o qual é feita a seguinte divisão:
- Até 90 kg. As pequenas placas vibratórias são concebidas para uso doméstico e agrícola, bem como para a criação de áreas de pátio em complexos residenciais.
- A categoria leve compreende produtos com peso até 200 kg. A sua gama de aplicações inclui a colocação de asfalto e compactação de solo com pedras grosseiras e cascalho.
- O equipamento médio inclui unidades com um peso até meia tonelada. As características deste grupo permitem-lhes aumentar a densidade do solo e do asfalto numa grande camada.
- Qualquer coisa superior a 500kg é classificada como equipamento pesado necessário para a compactação pesada. Embora possa ser operado por uma pessoa, isto é difícil na prática.