Elevador de carro: tipos, características, aplicações
- 10.01.2023
Os elevadores de automóveis são instalados tanto em garagens privadas como em grandes estações de serviço. Existem modelos concebidos para veículos de passageiros e veículos de grandes dimensões. A capacidade de carga é o critério principal pelo qual este equipamento é escolhido. O desenho, tipo de controlo e outros factores são também tidos em conta.
Tipos de elevadores de carros
Os dispositivos de elevação de carros diferem na concepção:
- Elevadores hidráulicos de automóveis - os cilindros são enchidos com óleo por uma bomba e levantam a plataforma ou suportes com pontos de apoio sobre os quais o automóvel é fixado.
- Elevadores mecânicos de carros com bases de parafusos. Uma porca com uma plataforma ligada a ela move-se para cima ou para baixo à medida que o eixo gira.
- Os elevadores combinados são baseados no princípio da tesoura. A altura de elevação depende do comprimento do segmento. A carga é bloqueada à altura correcta na plataforma por um sistema de bloqueio. Estas unidades são as maiores no estado desdobrado e dobrado. Muitas vezes, para a sua colocação, criam recessos no chão.
Os elevadores de automóveis diferem no número de suportes, o que afecta a mobilidade, o método de fixação do veículo, a capacidade de elevação. O dispositivo consiste em suportes, cuja base é montada com parafusos de ancoragem ao betão. O mecanismo de elevação está ligado aos suportes. Os principais tipos de elevadores de mulhões:
- Os elevadores estacionários de coluna única funcionam com cargas até 2 toneladas. Uma perna é utilizada para levantar um carro de um dos lados. Um mínimo de 2 unidades são utilizadas para levantar o veículo inteiro. Muitas vezes o veículo é fixado pela soleira ou pelas rodas nestes sistemas.
- Elevadores de dois postes com uma capacidade de elevação de até 8 toneladas. A maioria dos modelos não tem plataforma.
- Os elevadores quádruplos de automóveis são concebidos para levantar veículos pesados de mercadorias.
Os elevadores hidráulicos de carros com cilindros de carneiro são os mais compactos. Estão encastrados no chão por uma questão de conveniência e de economia de espaço.
Características adicionais
Os elevadores de automóveis são seleccionados de acordo com a altura total da estrutura, o seu peso, método de fixação e os seguintes factores:
- Capacidade de carga - quanto peso o elevador pode suportar. Para a oficina, o peso ideal é de cerca de 5 toneladas. Depois pode ser utilizado tanto para automóveis como para camiões.
- A velocidade de elevação é de 1-2 minutos. As unidades electromecânicas são mais rápidas do que as totalmente mecânicas.
- A altura máxima para a qual a plataforma pode ser deslocada é de 4 metros. Muitas vezes 2 metros é a altura ideal. Há elevadores de pneus que elevam o carro a uma altura baixa num dos lados. Os modelos móveis podem ser transportados na bagageira do carro em caso de mudança de pneus de emergência.
- A distância ao solo é uma medida da altura da plataforma a partir do chão na sua posição mais baixa. Atinge 95-110 mm. Alguns modelos têm uma distância ao solo de 70-90 mm. Estes elevadores são concebidos para veículos com pouca altura ou distância ao solo.
- Os controlos são manuais ou mecânicos. Os modelos manuais utilizam alguma força física do operador. Os modelos semi-automáticos têm uma bomba ou motor eléctrico que aplica pressão. Isto facilita o trabalho do operador e acelera o processo.
A fim de mudar uma roda, basta um elevador móvel de um só posto. Se um veículo estiver a ser reparado, necessitará de uma estrutura robusta concebida para levantar o veículo inteiro. Dependendo do peso e das dimensões, são escolhidas para a oficina pelo menos estruturas de dois postes e equipamento adicional de mudança de pneus.