Fogão elétrico e fogão a gás: caraterísticas de utilização em casa, vantagens e desvantagens
- 02.04.2025
Antes de comprar, é importante conhecer as caraterísticas dos fogões eléctricos e a gás, porque eles têm um dispositivo diferente, fonte de energia, calor e capacidades. Qual é o mais barato de utilizar? Onde é mais precisa a regulação da temperatura? Considere as vantagens e desvantagens destes tipos de equipamento para a cozinha.
Caraterísticas dos fogões eléctricos e a gás
O fogão elétrico funciona a eletricidade e é constituído por elementos de aquecimento localizados sob a superfície do corpo. Quando ligados, aquecem e transferem calor para os utensílios de cozinha. Os fogões eléctricos podem ser equipados com diferentes tipos de queimadores:
- Elementos de aquecimento tradicionais.
- Superfícies vitrocerâmicas.
- Placas de indução.
Os fogões a gás têm queimadores que funcionam com gás natural. Têm queimadores com chama aberta. Os utensílios de cozinha aquecem e arrefecem rapidamente, pelo que é fácil ajustar a temperatura de cozedura. Os fogões eléctricos aquecem e arrefecem mais lentamente, pelo que, por vezes, a cozedura demora um pouco mais.
Os fogões a gás requerem um abastecimento de gás e uma boa ventilação. Os fogões eléctricos podem ser instalados em qualquer lugar onde haja acesso à rede eléctrica. No entanto, os fogões eléctricos necessitam de energia suficiente.
Vantagens e desvantagens dos fogões eléctricos
Vantagens de um fogão elétrico:
- A ausência de chama aberta reduz o risco de incêndio.
- A superfície lisa dos fogões eléctricos de vitrocerâmica é fácil de limpar.
- O aspeto moderno e a capacidade de se adaptar a qualquer interior.
- Não é necessário ligar à rede de gás.
- Distribuição uniforme do calor.
Desvantagens do fogão elétrico:
- A velocidade de aquecimento é mais lenta. O fogão elétrico reage mais lentamente às alterações das configurações, alguns modelos demoram muito tempo a aquecer.
- O consumo de energia pode ser mais elevado, nomeadamente nos modelos mais antigos.
- Dependência da eletricidade. Quando falta a energia, é impossível cozinhar alimentos num fogão elétrico.
Vantagens e desvantagens de um fogão a gás
Vantagens de um fogão a gás:
- Com um fogão a gás, é possível alterar rapidamente a temperatura de aquecimento.
- O gás é geralmente mais barato do que a eletricidade.
- O fogão a gás funciona em caso de falta de eletricidade.
Desvantagens de um fogão a gás:
- Existe o risco de fugas de gás e de chamas abertas.
- É necessária uma ligação à rede de gás e uma boa ventilação.
- É necessário limpar regularmente os queimadores de resíduos de alimentos e gorduras.
É mais fácil controlar a temperatura numa placa eléctrica porque o equipamento elétrico tem regulações mais precisas. É mais fácil controlar a quantidade de energia que vai para os elementos de aquecimento. Por conseguinte, é possível ajustar a temperatura de forma mais exacta e consistente.
Em geral, a escolha entre um fogão elétrico e um fogão a gás depende das preferências pessoais, das condições da cozinha e das possibilidades financeiras. Ambos os tipos de fogões têm as suas vantagens e desvantagens. Pode ler na Internet as opiniões sobre os modelos preferidos de fogões eléctricos ou a gás. Isto ajudará a conhecer as suas caraterísticas e a forma como o equipamento funciona na prática em casa.