Isolamento das paredes de um edifício de apartamentos: Formas, prós e contras
- 06.12.2022
Nos edifícios de apartamentos modernos, as paredes são isoladas antes do acabamento exterior. Em edifícios de apartamentos mais antigos, os inquilinos têm por vezes de efectuar o isolamento por conta própria, contratando mestres para tratar a casa inteira ou a área pertencente a apartamentos individuais. É utilizado o isolamento interior e exterior das paredes.
Isolamento externo
O isolamento exterior num edifício de apartamentos pode ser feito com espuma de poliestireno (a opção mais barata), espuma de poliestireno, lã mineral mais cara ou a mais moderna espuma de vidro. Seja qual for o material utilizado, a tecnologia de instalação e acabamento é importante. A fachada ventilada é o isolamento mais caro, mas não há condensação ou bolor, não há deterioração da parede.
Prós do acabamento exterior:
- As paredes são isoladas do congelamento e sobreaquecimento.
- A área útil do apartamento não é reduzida.
- Os acabamentos interiores não têm de ser removidos e retrabalhados antes do isolamento térmico.
- O isolamento externo não perturba a vida dos proprietários.
As desvantagens de isolar as paredes a partir do exterior:
- É necessário contratar profissionais. Se tiver as competências, pode fazer o trabalho por si próprio.
- Quando o isolamento de um edifício de apartamentos não é feito em todas as paredes ao mesmo tempo, mas pelos ocupantes individualmente, acaba-se com um revestimento de diferentes alturas, cores e texturas. Raramente tem um aspecto elegante ou agradável.
- As bordas de isolamento feitas por «patchwork» correm ao longo das lajes do chão. O molde pode aparecer num plano isolado na área da junta da parede e do chão. A diferença de temperatura entre as partes isoladas e não isoladas da parede corrói gradualmente o material de base.
- Devido à precipitação e às diferenças de temperatura, a superfície isolada não pode ser completamente selada. É por isso que é recomendado escolher materiais de qualidade e contratar profissionais para maximizar a durabilidade do isolamento.
Isolamento interno
Há várias maneiras de isolar paredes em apartamentos a partir do interior:
- Tratamento com espuma de poliuretano. Uma mistura é aplicada nas paredes de betão e soprada para uma espuma celular. A parte de cima é em massa. O material curado não emite quaisquer fumos nocivos. A vantagem é que isola bem do frio. Menos - precisa de ser terminado. A superfície pode ser deformada no impacto.
- Isolamento com espuma. O material pode emitir substâncias nocivas. As folhas de espuma são fixadas com cimento ou cola. espaços entre a parede e a espuma podem formar-se onde o condensado pode formar-se e o bolor pode crescer.
- A lã mineral deve ser colocada na moldura. A condensação não se irá formar. No entanto, a protecção contra a humidade e o acabamento superficial são necessários.
O isolamento das paredes a partir do interior é utilizado quando não é permitido realizar o isolamento exterior para não perturbar o aspecto decorativo do edifício, quando não há possibilidade de contratar alpinistas. Tal trabalho pode até ser feito por si mesmo. As desvantagens do isolamento interno incluem:
- Redução do espaço no chão, especialmente se for instalada uma moldura.
- A troca de calor nas paredes é perturbada. Congelam do exterior e o calor não flui do interior. O material da parede irá deteriorar-se com o tempo e aparecerão fissuras.
- A condensação e os bolores formam-se frequentemente no interior.
- É necessária uma boa ventilação.
- Durante a duração das obras em todo o apartamento ao mesmo tempo, será necessário viver noutro local.
Independentemente do tipo de isolamento preferido num caso particular, devem ser escolhidos materiais de alta qualidade. Os artesãos profissionais aconselharão sobre a melhor opção e realizarão o trabalho correctamente.