Queimadura do coração - o que é, causas, sintomas, soluções
- 13.01.2023
A azia manifesta-se com desconforto e queimadura atrás do esterno. Este desconforto é causado pela intrusão de conteúdos gástricos no esófago, que se caracterizam por um aumento da acidez. Um ambiente ácido no estômago é normal e o processo digestivo não é possível sem ele. Quanto ao esófago, destina-se exclusivamente à circulação de alimentos. A penetração de ácido gástrico na mesma irrita a mucosa.
Sintomas acompanhados de azia
Os principais sinais de azia são:
- arrotar;
- flatulência;
- Uma sensação de náusea (nem sempre ocorre).
A maioria das azia ocorre após uma refeição e pode durar duas horas ou mais. Ao deitar-se ou dobrar-se sobre o corpo, a sensação torna-se pior. Algumas pessoas dizem que a azia torna difícil a deglutição e interfere com o sono. Em doentes com asma, pode causar tosse, dificultando a respiração.
Algumas pessoas confundem a azia com uma sensação de ardor no peito, desencadeada por uma anomalia no coração, que pode acontecer com angina pectoris. No entanto, isto é normalmente depois do exercício e não tem nada a ver com a ingestão de alimentos. A sensação de ardor causada pela angina é aliviada ao tomar medicamentos para o coração prescritos pelo seu médico. Mas a azia não é afectada por medicamentos para o coração. Se estes medicamentos ajudarem com o desconforto no seu peito, deverá consultar um cardiologista.
Factores que desencadeiam a azia
Mesmo pessoas saudáveis sofrem de azia. Pode haver diferentes razões para a sua ocorrência. Ocorre normalmente quando certos alimentos são consumidos; esta lista pode incluir especiarias, café e citrinos.
O excesso de comida é a causa mais comum de azia. Uma grande quantidade de alimentos faz com que o estômago se expanda e o ar no lúmen pode penetrar no esófago e, ao mesmo tempo, parte do conteúdo do estômago pode estar lá presente.
Para evitar a azia, não consumir grandes quantidades de laranjas e outros citrinos. O seu sumo aumenta a acidez gástrica e irrita a mucosa. A azia também pode ser desencadeada por comida demasiado picante, demasiado café ou demasiado café forte.
As bebidas carbonatadas podem também conduzir a uma flatulência excessiva. Os gases acumulam-se no estômago e depois começam a escapar através do esófago sob a forma de arrotos e as gotas de conteúdo gástrico irritam a mucosa.
A azia é causada por stress e exercício imediatamente após uma refeição e por pressão excessiva no abdómen. As pessoas que fumam excessivamente são susceptíveis a esta patologia. O fumo do tabaco provoca um aumento da produção de sumo gástrico e irritação da mucosa.
Muitas mulheres sofrem de azia durante a gravidez. Um útero aumentado aumenta a pressão no abdómen. Um padrão semelhante é visto em pessoas que têm excesso de peso. A azia também pode ocorrer devido à roupa apertada que aperta o abdómen. É também frequentemente um sinal de anomalias gastrointestinais.
Como posso ver-me livre dele?
Para se livrar da azia, tomar adsorventes, agentes com efeito de revestimento, baixando a acidez. Nesses casos, o bicarbonato de sódio ajuda muito, mas não é recomendado tomá-lo regularmente. Se a azia é recorrente, pode ser devida a alguma doença crónica. Para compreender se este é o caso, é necessário examinar e consultar um gastroenterologista.