Exaustor para a cozinha: tipos, quais são as diferenças, como escolher
- 24.02.2025
Exaustor para a cozinha - este é o equipamento que desvia os vapores da sala, partículas de gordura e monóxido de carbono, que são formados durante o processamento térmico dos alimentos. O equipamento varia em termos de design, tamanho e tipo de controlo. São montados no teto ou na parede, dependendo do modelo. Vamos considerar o design, os tipos de exaustores e algumas dicas sobre a escolha.
O dispositivo do exaustor para a cozinha
O design dos exaustores de vários tipos é semelhante. O equipamento é constituído pelas seguintes partes:
- O corpo.
- O motor.
- ; os filtros.
- A unidade de controlo mecânico ou remoto.
O corpo é feito de metal, aço inoxidável. Graças a isso, a superfície não se deteriora com os efeitos do vapor. Os exaustores estão equipados com um tubo ondulado ou conduta, através do qual sai o ar poluído.
Tipos de exaustores de cozinha
O princípio de funcionamento dos exaustores de cozinha é diferente e é de três tipos:
- Os exaustores de fluxo para a cozinha estão ligados ao sistema de ventilação da casa ou do apartamento. Uma válvula de retenção impede que o ar contaminado regresse à divisão. O ar limpo deve entrar naturalmente através de janelas ou persianas. Estes exaustores são fáceis de utilizar e de manter, os filtros não precisam de ser substituídos frequentemente. Removem eficazmente as cinzas e a fuligem. A desvantagem de tais dispositivos é a complexidade da instalação. Este equipamento é ligado se for possível juntar-se à ventilação geral.
- Os exaustores de recirculação funcionam de forma independente. Estão equipados com filtros de carbono. O ar passa por eles, é limpo e flui de volta para a sala. Este tipo de equipamento é compacto e fácil de instalar. É fácil de limpar. A desvantagem é que os filtros têm de ser mudados frequentemente, para garantir um fornecimento estável de ar fresco.
- Os exaustores combinados são uma combinação de sistemas de recirculação e de fluxo. O equipamento pode funcionar de duas formas. No verão, pode colocar o exaustor no modo de fluxo e, no inverno, no modo de recirculação, para que o calor não saia da divisão.
Os exaustores diferem em termos de design:
- Os exaustores planos suspensos.
- São colocados por cima da placa de fogão ou por baixo de um armário de parede.
- Os exaustores de cúpula têm uma potência elevada e são adequados para cozinhas espaçosas.
- Os exaustores de ilha são instalados no centro da divisão. Eliminam os odores estranhos com elevada qualidade.
- As hottes de encastrar são instaladas numa caixa ou num armário de cozinha.
Os exaustores telescópicos são puxados para fora quando necessário
Como escolher um exaustor para a cozinha
- Preste atenção a estes factores:.
- Se tiver de cozinhar muito, os modelos de exaustor de fluxo serão mais qualitativos e removerão rapidamente o ar contaminado.
- Numa cozinha sem acesso a ventilação, apenas um exaustor de recirculação é adequado. É importante mudar os filtros com frequência.
- Se um fogão a gás estiver instalado na cozinha, apenas um exaustor de fluxo será capaz de remover o monóxido de carbono. Os modelos de recirculação são instalados se o fogão for de indução ou elétrico.
- A capacidade do exaustor deve corresponder ao volume de ar na cozinha. Normalmente, os fabricantes indicam a área da divisão para a qual o equipamento foi concebido.
Um fator importante é o tamanho do exaustor. A cúpula do equipamento deve corresponder ao tamanho da superfície de cozedura e sobrepor-se ligeiramente a ela. Caso contrário, nem todo o vapor e escavação serão extraídos.