Overdose: o que é, sintomas, como evitá-la
- 15.01.2025
Se uma pessoa que normalmente não abusa do álcool começar a beber muito durante vários dias seguidos, será que se trata de uma ressaca? Se ela tiver coisas importantes para fazer e conseguir parar, deixar de beber durante muito tempo, isso significa que se trata de uma pessoa saudável. Vejamos o que é a obstipação, os seus sintomas e como evitá-la.
O que é a embriaguez e os seus sintomas
O consumo excessivo de álcool, acompanhado de obstipação, manifesta-se por um desejo irresistível de beber. Nenhum dever ou assunto pode fazer com que o alcoólico deixe de beber. Assim, ele pode perder o emprego, os amigos e até a família. Outros sinais de que uma pessoa sofre de alcoolismo
- Dores de cabeça frequentes e fortes.
- Náuseas e vómitos.
- Tremores ou tremores das mãos.
- Perturbações metabólicas.
- Insónias.
- Irritabilidade grave, ansiedade e medo.
- Alucinações.
- Perturbações vestibulares; a pessoa tem a sensação de estar a cair.
Um verdadeiro “binge” dura geralmente mais de quinze dias. Por vezes, pode prolongar-se por vários meses. Uma pessoa com estas caraterísticas só pode deixar de consumir álcool se a intoxicação do organismo for tão forte que não seja fisicamente capaz de se aperceber do álcool. No entanto, é possível sair da obstipação com a ajuda de especialistas.
Tipos de obstipação:
- A obstipação de curta duração dura entre dois a cinco dias. Frequentemente, este período ocorre aos fins-de-semana ou feriados. A constipação de curta duração ocorre durante um período de vários anos. Um alcoólico embriagado tem frequentemente remissões durante um curto período de tempo. Por isso, parece que o problema não é assim tão grave.
- A embriaguez prolongada de sete dias a várias semanas é possível devido à tolerância do organismo ao álcool. Os períodos de sobriedade são cada vez mais curtos. A pessoa está quase constantemente embriagada. Não consegue parar.
- Há um período de abuso de álcool que está associado a alguns acontecimentos ou circunstâncias: morte de um ente querido, perda de emprego, perda de bens, etc. Quando o tempo passa ou o problema é resolvido, a pessoa deixa de beber.
Como evitar uma bebedeira
A melhor maneira de não começar a abusar do álcool é deixá-lo completamente. Mesmo consumindo um único gole de vinho ou vodka, a pessoa pode passar-se. É importante evitar passar tempo com pessoas que consomem álcool. Neste tipo de ambiente, é difícil recusar e o desejo aumenta muito. No entanto, é importante substituir o álcool por algo útil ou saboroso. Pode ser uma viagem excitante, um prato delicioso ou um negócio interessante.
Se uma pessoa continuar a beber, é necessário comer com frequência e fazer intervalos entre as doses de álcool. O álcool não deve, em caso algum, ser consumido juntamente com bebidas gaseificadas. Isto acelera a intoxicação.
No dia seguinte, é extremamente importante não beber álcool, pois desta forma o efeito prolonga-se por muito tempo. Para eliminar os resíduos de álcool do corpo o mais rapidamente possível, é necessário beber mais água limpa e comer alimentos saudáveis. É desejável dormir mais e estar num ambiente calmo.
Para evitar uma ressaca e sair dela o mais rapidamente possível, é necessário contactar um narcologista. O especialista conhece muitas formas de aliviar a condição durante este período.