Diarreia: o que é, sintomas, causas, prevenção
- 14.03.2025
A diarreia designa-se por fezes líquidas e frequentes. A sua consistência pode ser muito aquosa ou heterogénea. Muitas vezes, neste caso, uma pessoa sente dor no abdómen, tem uma maior formação de gás. Que tipos de diarreia são conhecidos? O que é que a provoca e qual é a prevenção deste distúrbio intestinal?
O que é a diarreia
Com o funcionamento correto do trato gastrointestinal, as fezes são normais 1-2 vezes por dia. São homogéneas, sem pedaços de comida. Quando as fezes se tornam líquidas e frequentes, isso indica que o intestino grosso está a absorver mal a água, alterou a sua motilidade.
Os principais sinais de diarreia:
- Dor e fricção no abdómen.
- Meteorismo, inchaço.
- Fraqueza.
- Dores de cabeça.
- Náuseas ou vómitos.
- Febre.
O aspeto e o volume das fezes estão relacionados com a parte do intestino em que ocorreu a perturbação. Se o intestino delgado for afetado, as fezes tornam-se abundantes, aquosas e gordurosas. Quando o intestino grosso não está a funcionar corretamente, as fezes não são tão abundantes. Podem conter sangue, pus ou muco. Nas doenças do reto, os impulsos são dolorosos e, ao defecar, as fezes são líquidas e em pequenas quantidades.
A diarreia com envenenamento tóxico ou consumo de produtos de baixa qualidade dura geralmente 1-3 dias. Outros tipos deste distúrbio intestinal podem durar de várias semanas a vários meses.
Causas da diarreia
O tipo de diarreia existe de acordo com as causas da diarreia:
- A diarreia secretora ocorre mais frequentemente com infecções intestinais.
- A diarreia discinética ou hipercinética ocorre devido a uma perturbação da motilidade intestinal. Ocorre frequentemente sob a influência do stress. A regulação nervosa da função intestinal é perturbada.
- A diarreia osmótica é causada por perturbações da digestão. Isto leva à intolerância à lactose, à doença celíaca, etc.
- A diarreia exsudativa ocorre quando a mucosa intestinal está inflamada.
- Causas de diarreia tóxica - envenenamento por venenos e metais pesados.
- A diarreia medicamentosa é causada pela ingestão de determinados medicamentos. Ocorre com intolerância aos componentes dos medicamentos, excedendo a dosagem ou uso excessivo de antibióticos.
A diarreia ocorre com o aumento da produção de hormonas da tiroide, diabetes mellitus, deficiência enzimática e disbacteriose. Também o trabalho do intestino é perturbado por espasmos e fornecimento insuficiente de sangue, com má nutrição: comer em excesso, ingestão irregular de alimentos.
Prevenção da diarreia
Para evitar perturbações no intestino, que causam fezes líquidas, siga estas recomendações:
- Para minimizar a probabilidade de intoxicação alimentar, é necessário lavar cuidadosamente os produtos. Não coma alimentos estragados ou que tenham sido armazenados no calor e não no frigorífico.
- É importante fazer uma dieta equilibrada e de alta qualidade. Não abuse de pratos gordos e fritos e de bebidas com elevado teor de cafeína.
- Tente minimizar as situações de stress e aprenda a sair rapidamente de tais estados.
- É necessário estabelecer o trabalho da vesícula biliar, para que não haja estagnação ou descarga excessiva de bílis.
Em caso de desconforto no trato gastrointestinal, é necessário consultar um médico o mais rapidamente possível. Este ajudará a determinar a causa da diarreia e prescreverá o tratamento adequado.