Pintar um carro: como o fazer, métodos e características especiais
- 20.04.2023
Se renovar o revestimento da carroçaria do carroçaria, parece novo. Vários tipos de pintura são utilizados para este fim. É aplicada de diferentes maneiras, utilizando ferramentas e equipamento adequados. Há um procedimento geral para a pintura da carroçaria e características especiais que são importantes a considerar. Considere algumas das nuances da pintura de carroçaria.
Tipos de pintura automóvel
Dependendo do estado do revestimento do corpo, a sua pintura é deste tipo:
- Numa pintura completa, a tinta em toda a superfície da carroçaria é substituída. Qualquer cor pode ser utilizada.
- A pintura parcial restaura a tinta numa determinada área da carroçaria. Seleccionar uma cor de tinta que corresponda à cor básica da carroçaria.
- A pintura local deve ser executada num pequeno elemento: pára-choques, portas, peitoris.
A pintura de corpo inteiro nem sempre é feita para renovação. Muitas vezes, só se quer refrescar a tinta ou mudar a sua cor. É o trabalho mais extenso e dispendioso. Um trabalho de pintura parcial é menos dispendioso. No entanto, pode ser difícil encontrar o tom de tinta adequado para combinar com a cor da carroçaria. Se uma grande área tiver sido danificada num acidente ou corrosão, então o carro é pintado de novo completamente.
fases de pintura de carroçaria
Repintar um carro é um processo moroso. Consiste nas seguintes fases:
- O carro é minuciosamente inspeccionado, o estado da base e do revestimento é avaliado, se há amolgadelas, lascas, tinta em flocos, ferrugem. Determina-se que tipo de pré-tratamento a carroçaria vai precisar.
- A tinta antiga é removida.
- As amolgadelas e os solavancos são removidos. O carro é lavado minuciosamente e qualquer sujidade seca é removida. Se necessário, a ferrugem é limpa cuidadosamente para não danificar o metal e revestida com um primário anti-corrosão. A superfície é desengordurada com aguardente branca ou outros produtos.
- Pequenas irregularidades são colocadas com um composto especial, para que a tinta possa ser aplicada uniformemente.
- O primer é feito para alisar mesmo irregularidades da superfície e para criar uma superfície que esteja firmemente ligada à tinta. O primer é seleccionado para corresponder à tonalidade da cor da tinta. Se a camada de acabamento tiver de ser leve, seleccionar o primário em cor clara. Aplicar 2 demãos de primário fosfatado sobre o metal e 2-3 demãos de primário acrílico de dois componentes sobre as zonas de puttied. A superfície é seca.
- Se o esmalte for aplicado sobre uma parte da máquina, as partes circundantes são cobertas com um material protector. A peça a ser pintada é coberta com uma fita adesiva especial ou pasta especial de fosqueamento. A tinta adere bem à superfície ligeiramente rugosa. Se todo o veículo tiver de ser pintado, todo o corpo é fosqueado.
- A fita adesiva é removida e a superfície é soprada para remover pó e outras partículas. A fita adesiva é utilizada para mascarar quaisquer partes que não devem ser expostas à tinta.
- Pulverizar primeiro a camada de pigmento de base e depois aplicar 2 demãos de tinta. Cada uma delas é seca antes de ser aplicada a seguinte.
- O verniz é aplicado em toda a carroçaria com uma ou duas demãos.
- Se a tinta não tiver sido aplicada por um perito, pode ser necessário polir para uniformizar a superfície.
Se confiar a pintura do carro a profissionais no centro de serviço, o resultado será de tão alta qualidade como o da fábrica. No entanto, é possível fazer a pintura por conta própria. São necessários equipamentos especiais, materiais, bem como conhecimentos e aptidões para executar cada etapa, desde a preparação de uma carroçaria até à aplicação correcta de uma camada de verniz de acabamento.