Medidor de humidade dos grãos: o que é, como funciona, aplicação
- 27.11.2022
Um elevado teor de humidade pode estragar a cultura em todas as fases, desde o amadurecimento até ao armazenamento no elevador. Se o teor de humidade for demasiado elevado, a qualidade do grão é demasiado baixa. O risco de aumento do crescimento de microrganismos patogénicos, bactérias e fungos nos grãos aumenta. Por conseguinte, a humidade dos grãos é verificada com um dispositivo electrónico especial - um medidor de humidade. Com base nos resultados, podem ser tomadas medidas a tempo para reduzir os níveis de humidade e prevenir a deterioração das culturas. Os medidores de humidade dos grãos podem ser:
- estacionário e de alta precisão - para utilização em laboratório;
- portáteis - pequenas unidades que são utilizadas no campo.
Como funciona o medidor de humidade dos cereais
Para compreender como funciona um medidor de humidade de cereais, vamos compreender os princípios básicos da física. O grão é constituído por componentes sólidos e líquidos. Cada camada de grão - casca, germe, camada de aleurona tem uma constante dieléctrica diferente. Quando a fronteira entre a matéria seca e a humidade passa, ocorre a polarização. Isto determina as propriedades dieléctricas e a capacidade de dissipar a energia electromagnética. O funcionamento do medidor de humidade do grão baseia-se nesta propriedade.
Sob a influência do campo electromagnético do aparelho, uma amostra de grãos é aquecida por correntes de alta frequência. O grau de decomposição actual determina o teor de humidade do grão.
A capacidade das camadas de grãos para conduzir a corrente varia dependendo de muitos factores: a força do campo electromagnético, a força do sinal, a presença de impurezas na composição do grão, a presença de aberturas de ar, etc. O medidor de humidade é calibrado para o tipo de grão. Uma amostra padrão de grãos, que tem um teor ideal de humidade, é tomada como referência.
Aplicação de medidor de humidade do grão
O medidor de humidade do grão não é apenas utilizado em laboratórios. Os dispositivos podem ser utilizados no campo ou no elevador. Um breve algoritmo de utilização é o seguinte:
- Nos ajustes da máquina especificar o tipo de cultura a ser testada.
- O grão, previamente limpo de detritos e pó, é vertido numa câmara especial no dispositivo.
- Após alguns segundos, o resultado aparece no visor.
Para garantir que o teor de humidade é correcto, várias amostras de grãos são testadas. As amostras são retiradas do mesmo lote de grãos.
Porquê usar um medidor de humidade de grãos:
- A humidade do grão é medida no campo para determinar quando é tempo de iniciar a colheita.
- Se o teor de humidade no armazém de grãos for demasiado elevado, os arejadores são ventilados e os grãos são secos. Isto evita a formação de bolores e bactérias. A cultura permanece de alta qualidade.
- Quando a colheita é entregue após a debulha, o teor de humidade é verificado.
Este controlo da humidade do grão evita o inchaço prematuro e a germinação do grão, a perda de propriedades a granel, alterações na qualidade do glúten e no conteúdo proteico. Depois de corrigir o teor de humidade com base nos dados do medidor de humidade, o grão é mantido apto para a alimentação ou guardado para a sementeira.