Polimento de automóveis: o que é, porque é necessário e como se faz
- 09.09.2023
Com o passar do tempo, o revestimento da carroçaria do carro fica riscado, formam-se pequenos danos. Para renovar a sua aparência, é efectuado um procedimento de polimento. No entanto, é necessário não apenas para a beleza do carro. As lacas e as tintas ao longo do tempo ficam cobertas de microfissuras e outros defeitos. Através delas, no corpo metálico, penetram várias substâncias que causam corrosão. Para evitar custos elevados na luta contra a ferrugem, é melhor cuidar atempadamente da pintura original do automóvel.
O que é o polimento da carroçaria do automóvel
A pintura de um automóvel tem aproximadamente 100-150 microns de espessura. O polimento utiliza abrasivos que removem o verniz com cerca de 5 microns de espessura. A carroçaria pode ser polida 10 a 20 vezes, e depois o revestimento de verniz terá de ser substituído.
A qualidade do polimento da carroçaria depende dos meios utilizados para o efeito. Os polimentos, que são à base de ceras e silicones, são fáceis de aplicar na carroçaria e fáceis de remover. No entanto, se o carro for lavado duas ou três vezes, o efeito perde-se. É necessário um polimento repetido. É mais vantajoso utilizar pastas de polimento com polímeros na sua composição. São aplicadas aproximadamente uma vez de seis em seis meses. As pastas de polímeros são mais difíceis de utilizar e são mais caras do que as pastas de cera ou de silicone.
Como é feito o polimento da carroçaria
Antes de começar a restaurar a pintura do automóvel, este é lavado, para remover vestígios de betume, agentes anti-corrosão e sujidade. As lascas e os riscos no carro, através dos quais o metal aparece, são selados com fita adesiva especial. Antes do polimento, o automóvel não deve ser mantido sob a luz direta do sol.
A carroçaria é polida com vários dispositivos e equipamentos:
- Composições de polimento, pastas.
- Máquina de polir.
- Círculos de polimento de diferentes grãos.
- Panos de microfibras.
O trabalho é efectuado em salas especiais com boa ventilação, porque no processo de trabalho há muito pó. Além disso, é necessário ter luz suficiente. Idealmente, se a luz estiver localizada em cinco pontos. Assim, o carro é iluminado uniformemente em toda a superfície, todos os defeitos são visíveis.
A restauração da pintura da carroçaria passa pelas seguintes etapas:
- Os especialistas verificam em que estado se encontra o verniz de superfície e a pintura da superfície do automóvel. Identifica vários defeitos e avalia o seu grau.
- O funcionário do centro de assistência mói o revestimento de verniz com uma lixa finamente abrasiva para remover a micro-camada que quebrou a integridade. Primeiro, é utilizado um abrasivo de grão mais alto para remover defeitos profundos.
- Para o restauro final da superfície, são utilizadas lixas ou discos de lixa de grão fino. No final do procedimento, a carroçaria é polida com uma pasta pouco abrasiva, que realça o brilho e aumenta as propriedades protectoras do revestimento.
O polimento da carroçaria do automóvel pode ser efectuado de forma independente. Todos os meios e equipamentos necessários podem ser adquiridos. No entanto, é importante conhecer as regras de utilização de cada meio e saber trabalhar com o equipamento e as ferramentas para polir a carroçaria do automóvel. É necessário dispor de uma sala adequada e de iluminação.
Por isso, é preferível confiar a retificação da carroçaria a profissionais que trabalham em centros de serviços especializados. Aí estão disponíveis as condições de trabalho mais adequadas, as ferramentas, o equipamento e os meios necessários. Os trabalhadores têm uma vasta experiência em restaurar o revestimento da carroçaria com diferentes graus de danos.