É interessante

Colza: o que é esta planta, cultivo, utilização

18.01.2025

A colza é uma planta da qual se obtém o óleo. Pertence à família das crucíferas. É um híbrido de colza e de couve. As suas folhas são verde-azuladas. A inflorescência tem 20 a 40 flores amarelas brilhantes com um aroma forte. O período de floração dura até 30 dias. Os frutos formam-se em seguida sob a forma de vagens de 7 a 12 cm de comprimento. Cada planta produz 30 a 300 frutos com 20 a 40 sementes. A colza é utilizada na culinária, na medicina e na cosmetologia.

Como se cultiva a colza

A cultura desta planta é efectuada de duas maneiras:

  • A colza de inverno é semeada nos campos no final de agosto. No início da geada, a planta forma rosetas de até 25 cm de altura, com até 8 folhas. Quando as temperaturas da primavera são superiores a zero, a colza cresce rapidamente e ganha massa verde. Antes da plantação de outras culturas na primavera, a colza é ceifada e dada ao gado como forragem.
  • A colza de primavera é plantada no início da primavera e colhida no outono. Estas culturas têm rendimentos mais elevados.

A colza é plantada em campos abertos, pois necessita de muita luz solar. Embora goste de humidade, não se desenvolve bem em zonas próximas de lençóis freáticos, zonas pantanosas e zonas baixas. Os solos de terra preta ligeiramente ácidos são adequados para a cultura da colza. É preferível plantá-la depois dos cereais, das leguminosas, das batatas, do trevo ou do tremoço. É preferível não plantar colza num local onde tenham sido cultivadas crucíferas e couves.

Antes da plantação da colza, o solo deve ser limpo de ervas daninhas, cultivado de novo e solto. Duas semanas antes da plantação, as sementes são tratadas com fungicidas e insecticidas para proteção contra pragas e doenças. No final de abril, as sementes são plantadas em linhas com uma largura de 25-30 cm e enterradas 2-3 cm.

É importante fazer isto no início da primavera para facilitar a luta contra o principal inimigo da colza - a pulga das crucíferas. Se for plantada mais tarde, pode matar até 25 por cento das plântulas. A colza não tem medo de geadas de até -3. No entanto, quando as flores estão a formar-se, o tempo já deve estar quente.

Fases da alimentação da colza:

  • A colza é mondada durante o período de germinação e de formação das rosetas. As ervas daninhas podem afetar o crescimento desta planta.
  • O espaço entre as fileiras deve ser afrouxado.
  • Antes da plantação, o solo deve ser fertilizado com fósforo, potássio e azoto. Também se deve adicionar fertilizante azotado durante o período de formação dos rebentos. No entanto, isto é feito em pequenas doses, de modo a não provocar um crescimento excessivo das folhas e a não atrasar a maturação dos frutos.
  • Quando as sementes estão formadas, aplica-se fertilizante de enxofre no solo. É também importante verificar a presença de manganês, zinco e boro no solo.

Utilizações da colza

A colza é utilizada para os seguintes fins

  • Produção de óleo a partir das sementes para utilização em várias indústrias: impressão, tintas e vernizes, metalurgia, têxteis e transformação de alimentos.
  • O óleo de colza é utilizado no fabrico de óleo vegetal, sendo também utilizado em margarina, gordura alimentar e gelados.
  • A farinha das sementes após a produção de óleo é adicionada à alimentação dos animais de criação.
  • A colza aumenta o rendimento das culturas de cereais.

As sementes de colza são muito ricas em proteínas, pelo que esta planta é utilizada na alimentação animal. O óleo é rico em vitamina E. Este facto torna-o um produto altamente nutritivo para os seres humanos.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - AR - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net