Impermeabilização de automóveis: O que é e como funciona
- 27.12.2022
O metal utilizado para construir uma carroçaria começa a corroer com a exposição à humidade, flutuações de temperatura a partir do momento de fabrico. A vibração ocorre quando o carro é utilizado. A camada de tinta e material de isolamento é ligeiramente solta da superfície metálica em alguns locais. Formar-se-á aí condensação que cria condições favoráveis à formação de ferrugem. Com o tempo, uma mancha amarela aparecerá nas juntas e costuras dos componentes, um sinal óbvio de corrosão. Para minimizar este processo, a carroçaria e as partes inferiores da carroçaria recebem um revestimento de protecção anti-ferrugem.
Que protecção anti-ferrugem para o seu veículo?
Um veículo tratado com um agente anti-corrosão:
- Mastique betuminoso protege e preserva o metal.
- Os removedores de ferrugem à base de óleo criam uma película protectora quando secos.
- Os produtos de protecção anticorrosiva revestidos com parafina são elásticos e de longa duração.
- Produto à base de borracha com alta aderência à superfície metálica.
- O plástico líquido é uma protecção auxiliar porque tem uma baixa resistência à abrasão.
Como funciona a anti-ferrugem de um veículo?
Nas estações de serviço, os carros são revestidos com isolamento utilizando equipamento especial. Procedimento geral de trabalho:
- O carro é conduzido num elevador, a protecção plástica é retirada da parte inferior da carroçaria. Os arcos e a moldura, se existir, são inspeccionados.
- É feito um mapa de ferrugem, ou seja, os locais onde há corrosão são identificados para um tratamento mais aperfeiçoado destas superfícies.
- O veículo é lavado e seco até secar.
- O carro é lavado e seco com ar quente. É melhor tratar o seu carro com tempo quente, demora cerca de uma hora e meia, no Inverno a secagem demora uma hora ou uma hora e meia. As superfícies são desengraxadas.
- Todos os fechos e bordas devem ser isolados, por exemplo, com cera de secagem rápida.
- A substância anticorrosiva é pulverizada em todas as câmaras ao redor do perímetro do carro. As cavidades ocultas também devem ser tratadas. Os furos devem ser perfurados para este fim. Se o carro estiver sob garantia, este não é o caso.
- Utilizar ar comprimido para soprar à volta da parte inferior da carroçaria e arcos de rodas para remover mastique velho, pó e resíduos de água.
- Aplica-se então uma primeira camada de primário, seguida de uma camada anti-ferrugem.
- As áreas corroídas são completamente limpas. Este procedimento não é barato. Se o orçamento for limitado, é possível parar a corrosão na carroçaria. A área afectada é limpa com uma escova e revestida com um conservante de ferrugem, um composto que penetra profundamente na estrutura da ferrugem e retarda o seu espalhamento.
O tratamento anti-ferrugem aplicado de fábrica dura cerca de 3 anos ou menos. Depende da qualidade do metal e do produto utilizado para selar as superfícies. A protecção anticorrosiva dos carros novos é mais capaz de preservar a sua aparência original e pode evitar a necessidade de retoques dispendiosos no futuro.
É especialmente importante isolar a parte inferior do corpo e a cavidade porque estas partes recebem a maior tensão durante a utilização: pó, humidade e impactos de pedra. No Inverno, isto inclui gelo, sal e detritos rodoviários. É aconselhável que o seu veículo seja à prova de ferrugem a cada 12-24 meses.