É interessante

Pastilhas de travão do automóvel: o que são, tipos, características

18.08.2023

As pastilhas de travão são uma parte importante do sistema de travagem do automóvel. No eixo da roda é colocado o disco de travão. Este tem a mesma velocidade de rotação que a roda. As pastilhas de travão são pastilhas que, quando o travão é aplicado, pressionam o disco de ambos os lados e param a sua rotação. Isto permite que o veículo trave. É por isso que a qualidade das pastilhas de travão determina a segurança do automóvel.

Conceção das pastilhas de travão

As pastilhas de travão são uma placa de metal com uma guarnição de fricção, que é fixada por cola ou rebites. Os sistemas de travagem existem em dois tipos. Nas unidades de disco, as pastilhas são rectas, pressionando contra o disco a partir do exterior. Nos sistemas de travões de tambor, as pastilhas são em forma de arco, instaladas no interior do tambor e pressionadas contra ele a partir do interior durante a travagem.

O dispositivo das pastilhas de travão inclui elementos adicionais:

  • Molas ou retentores que mantêm a posição da pastilha.
  • Uma placa que reduz o ruído das pastilhas durante a travagem. Também absorve a temperatura elevada resultante de uma fricção elevada. Isto evita que o líquido dos travões entre em ebulição. A placa é constituída por várias camadas de material polimérico ou de metal. Pode ser colada à pastilha ou colocada separadamente.
  • Um sensor de desgaste avisa-o de que as pastilhas estão gastas e precisam de ser substituídas.

Tipos de pastilhas de travão

A durabilidade das pastilhas de travão é mais influenciada pela composição do revestimento de fricção. Existem muitas opções de combinação de diferentes materiais: borracha, cerâmica, resinas, fibras, metais, etc. Cada fabricante tem a sua própria tecnologia de fabrico de compostos de fricção, que é mantida em segredo.

As pastilhas de travão são destes tipos, dependendo dos materiais:

  • As pastilhas semi-metálicas contêm 50% de fibras de aço finas. Aquecem menos e não se deterioram quando molhadas. No entanto, a sua durabilidade diminui com o tempo frio. Apresentam uma relação óptima entre desempenho de travagem e durabilidade. A oxidação do metal deixa marcas negras nos discos.
  • As pastilhas não metálicas são constituídas por 70-80% de componentes orgânicos, sendo o restante constituído por componentes metálicos. Não contêm amianto e são consideradas mais amigas do ambiente. A sua particularidade é que, a temperaturas a partir dos 250 graus, a sua força de fricção diminui. Para os veículos de passageiros, este facto não é crítico.
  • As pastilhas de cerâmica são duráveis, não se desgastam durante muito tempo e não danificam o disco de travão. Suportam uma carga elevada e, quando molhadas, funcionam um pouco pior do que os modelos metálicos. Não deixam marcas negras nos discos.
  • As pastilhas orgânicas são constituídas quase exclusivamente por elementos orgânicos. O seu teor em metal é baixo. Desgastam-se rapidamente, empoeiram-se, mas não estragam o disco de travão. São instaladas em automóveis em países com um controlo rigoroso do teor de metal nas pastilhas de travão.

É desejável utilizar pastilhas de travão do fabricante do automóvel em que vão ser instaladas. No entanto, também pode escolher modelos adequados de outras marcas. O principal é que a sua resistência corresponde às cargas durante a travagem do automóvel.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net