Como ultrapassar o medo de conduzir um carro para um principiante: dicas úteis
- 22.08.2023
Mesmo para aqueles que querem muito aprender a conduzir um carro, pode haver medo de se sentar ao volante. Há receios de não ver um obstáculo, de se esquecer de como mudar de velocidade ou de misturar o travão e o acelerador. Quaisquer que sejam os medos de conduzir, é possível lidar com eles. Considere algumas dicas úteis.
Reconheça os seus medos de condução e trabalhe com eles
Se compreendermos exatamente aquilo de que temos medo, podemos identificar quais são os riscos. Assim, torna-se mais claro como fazer marcha atrás e evitar problemas assustadores. Por exemplo, é assustador misturar o travão e o acelerador. Pode agir assim:
- Reconhecer quando isto pode acontecer. Quando tem de conduzir numa rua estreita e movimentada, tem de se manter atento ao que o rodeia e lembrar-se de como conduzir. Devido a este esforço, é possível misturar os pedais. Além disso, confundir o acelerador e o travão quando os passageiros distraem o condutor com conversas.
- Decida como evitar o erro. Ao conduzir um carro numa rua movimentada, pode começar por dizer em voz alta o que tem de fazer. Outra opção é pedir a um condutor experiente que se sente ao seu lado e lhe dê uma dica. Terá de combinar com os passageiros para que estes não o distraiam.
- É importante posicionar os pés de modo a não os aproximar dos pedais. Mantenha o calcanhar do pé direito no chão e prima o pedal com o dedo do pé e a parte central do pé. Assim, o pé não se moverá em direção ao pedal esquerdo.
Com outros medos, pode trabalhar de forma semelhante. Quando se sabe como minimizar o risco de cometer um erro, não é tão assustador assumir a tarefa.
Conhecer bem as regras de trânsito
Conhecer bem a teoria e as regras da estrada ajuda-o a não se distrair. Não terá de se lembrar de como agir corretamente numa determinada situação. Caso contrário, pode ficar confuso e cometer um erro: confundir o acelerador e o travão ou não encaixar numa curva.
Praticar a condução até ao automatismo
Durante os cursos de condução, os alunos têm acesso a pistas de obstáculos para treinar. Se não faltar às aulas e aproveitar a oportunidade para praticar as suas capacidades, o movimento no carro tornar-se-á muito mais fácil. Viajar com um instrutor pela cidade é muito útil para praticar em condições reais nas ruas.
Não estando ao volante, mas nos transportes públicos ou no carro de um amigo, pode imaginar como deve conduzir e manter-se atento ao que o rodeia. Isto será um ensaio para a condução.
Proporcionar as condições adequadas
Quando tiver de se sentar ao volante, é importante sentir-se fisicamente confortável, tanto quanto possível. Assim, haverá menos distracções e o cérebro poderá estar mais concentrado no processo de condução. Para tal, é importante ter em conta factores como
- O carro é bem ventilado antes de viajar.
- Se for utilizada uma suspensão de fragrância, é importante utilizar óleos essenciais naturais. Os aromas artificiais, quando inalados, podem chegar ao cérebro e ter um efeito tóxico, piorando o seu funcionamento.
- É preferível não conduzir com fome ou imediatamente após uma refeição. A fome cria uma irritação de fundo. Após uma grande refeição, a pessoa adormece.
- A música alta distrai. Uma música favorita num volume confortável é revigorante e estimulante.
- Os vidros e os espelhos do carro devem estar limpos para que se possa ver bem.
Pode falar com alguns condutores experientes e perguntar-lhes como ultrapassaram o medo de conduzir. A experiência e os conselhos deles serão úteis para lidar com as suas preocupações. Estas conversas mostrarão que todos os principiantes têm, em certa medida, ansiedade. Este facto dará confiança ao condutor principiante.