Fornos para o lar: tipos e características, como escolher
- 18.11.2022
Nem todos os apartamentos estão equipados com um fogão a gás ou eléctrico com forno, pelo que é necessário comprar um separadamente. Se apenas houver aparelhos eléctricos disponíveis para cozinhar, e se quiser assar bolos, tortas, carne e peixe, então não pode passar sem um forno eléctrico. Aqui estão uma visão de todos os tipos de fornos, o que eles têm para oferecer e como escolher o que é certo para si.
A gás ou eléctrico
Se a sua casa tiver um fornecimento de gás, pode escolher um forno a gás. Tais aparelhos são menos caros e normalmente menos dispendiosos de operar. No entanto, os modelos eléctricos são mais frequentemente preferidos em apartamentos porque têm maior funcionalidade. As suas capacidades permitem regular com precisão a temperatura de cozedura, durante muito tempo para manter os valores desejados.
Dimensões
Com uma largura de 60 cm, uma altura de 60 cm e uma profundidade de até 60 cm, este é o tamanho padrão para caber debaixo de uma bancada de trabalho. Os modelos compactos têm 40-45 cm de altura e 45 cm de largura. Se precisar de cozinhar muito numa única carga do forno, escolha equipamento até 90 cm de altura. O volume da câmara do forno padrão é de 55 a 68 litros, compacto - de 37 a 45 litros.
Autônomo ou combinado
Um forno eléctrico pode ser independente da placa ou combinado com ela. Nos modelos dependentes, o sistema de controlo é partilhado, pelo que se falhar, ambos os aparelhos não funcionarão.
Tipo de controlo
O forno pode ser controlado de várias maneiras:
- mecanicamente - utilizando os puxadores rotativos;
- mecanicamente através de puxadores rotativos, alavancas;
- Por meio de botões de pressão que podem ser retraídos.
Os modelos de baixo custo têm controlos mecânicos. Os mais caros utilizam o controlo por toque. A versão do meio é uma combinação de botão de pressão e controlo electrónico.
Características
Os fornos têm estas características extra:
- Os fornos a gás têm um queimador no fundo do recipiente interior. Os modelos eléctricos têm opções: aquecimento superior, inferior ou combinado.
- Convecção - o movimento do ar do ventilador no forno permite que os alimentos cozam uniformemente.
- A grelha com motor gira, e os pedaços de carne são assados uniformemente.
- Alguns fornos têm um sistema telescópico pelo qual os tabuleiros são estendidos no comprimento ⅔ e outros podem ser completamente removidos.
- Alguns modelos têm uma função de microondas. Isto poupa espaço na cozinha, porque não é necessário instalar outro aparelho.
- A opção de vaporizar os alimentos torna-os mais suculentos.
- Os programas integrados permitem predefinir o modo correcto de acordo com a comida e o prato a ser cozinhado.
Como escolher
Preste atenção a tais factores:
- Quer necessite de um forno a gás ou eléctrico.
- Qual deve ser o tamanho do equipamento.
- Adequado dependente ou independente do forno de fogão.
- Que tipo de controlo é mais conveniente.
- Caso os tabuleiros sejam total ou parcialmente removíveis.
- Se existe uma função de auto-limpeza.
- Que opções extra precisa: convecção, grelhador, vapor, etc.
Os fornos consomem até 4 kWh de electricidade, pelo que é aconselhável ligá-los a uma linha eléctrica dedicada. Isto é especialmente verdade se a instalação eléctrica no apartamento ou na casa não for nova. Se quiser poupar na sua conta de electricidade ao utilizar o aparelho, escolha um modelo com um modo ECO.