É interessante

Pancreatite: o que é, causas, prevenção

18.05.2023

A pancreatite é diagnosticada com inflamação do pâncreas, o que leva à secreção anormal de enzimas, diminuição da função endócrina. Esta patologia manifesta-se por dor no lado direito do abdómen e distúrbios digestivos. Pode ser acompanhada de náuseas, vómitos e fraqueza. Quais são as causas da pancreatite e como preveni-la?

Causas da pancreatite

A compreensão das causas da pancreatite é facilitada pelo conhecimento do funcionamento do pâncreas. Este produz cerca de 30 enzimas que estão envolvidas na digestão e noutros processos do organismo. Os sucos pancreáticos são segregados do pâncreas numa forma inactiva. São activados pela bílis. Por conseguinte, se houver perturbações do fígado e da vesícula biliar, espasmos nos ductos, os sucos pancreáticos estagnam no órgão e começam a destruir os tecidos.

Outras causas de pancreatite:

  • O consumo excessivo de álcool e de tabaco.
  • Tomar medicamentos durante muito tempo, excedendo a dosagem.
  • Refeições irregulares, consumo excessivo de fast food e outros alimentos não saudáveis.
  • Anomalias congénitas da estrutura do pâncreas e dos seus ductos.
  • Lesões, tumores pancreáticos.

Prevenção da pancreatite

Para que as enzimas pancreáticas sejam regularmente formadas, segregadas e activadas, é necessário que o fígado funcione correctamente. É importante eliminar os espasmos dos ductos e comer gorduras naturais em pequenas quantidades sem tratamento térmico. A bílis é então libertada e estimula o pâncreas. Os sucos com as enzimas saem sem problemas.

A prevenção da pancreatite inclui as seguintes medidas

  • Excluir o álcool, fumar tabaco. Sob a influência dos produtos de decomposição do álcool, os sucos pancreáticos tornam-se mais viscosos e os canais ficam obstruídos.
  • Os medicamentos só devem ser tomados de acordo com a prescrição do médico, tendo em conta eventuais irregularidades no funcionamento do pâncreas.
  • Coma refeições mais pequenas e evite alimentos demasiado condimentados ou gordos. Evite produtos com aditivos nocivos: corantes, conservantes, intensificadores de sabor. Reduzir a quantidade de produtos à base de farinha e de doces.
  • O pâncreas deve ser examinado regularmente, especialmente se sentir ocasionalmente desconforto no pâncreas e dor no lado direito do estômago. Este exame permite detectar fibroses, um prolapso ou um abatimento do órgão e outras anomalias.
  • É necessária uma actividade física moderada. A actividade física activa os processos metabólicos do organismo.
  • Os exercícios de respiração relaxam os músculos lisos dos órgãos e das condutas. Isto promove a saída atempada da bílis e dos sucos pancreáticos.
  • Se possível, o stress deve ser reduzido ao mínimo e os doentes devem dormir e descansar o suficiente.

A pancreatite não só traz muito desconforto como também perturba a absorção de nutrientes. Em casos extremos, o órgão pode falhar, colocando a vida em risco. Por isso, é importante consultar o médico atempadamente e seguir as recomendações para prevenir a pancreatite.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net