É interessante

Como ajudar o seu filho com a matemática: dicas dos professores

17.01.2023

Ensinar matemática a uma criança deve, antes de mais nada, ser um professor. Contudo, muitas vezes as crianças simplesmente não conseguem lidar com a quantidade de informação que é dada em uma ou duas aulas na escola. As crianças ficam confusas quando o material novo começa a sobrepor-se sobre o material não aprendido. E este é precisamente o momento em que um dos pais deve vir em socorro. Segundo os especialistas, se um pai conseguir ensinar o seu filho a resolver sozinho problemas de matemática enquanto ainda está na escola primária, será muito mais fácil para a criança aprender.

É importante ensinar ao seu filho a não ficar frustrado por erros

A primeira coisa que impede as crianças de dominarem um determinado material é uma atitude especial perante os erros. E os erros são mais comuns em matemática do que em qualquer outro assunto. Como pode convencer o seu filho de que os erros não são nada de mais?

Como dezenas de estudos recentes demonstram, os erros ajudam o seu cérebro a desenvolver-se, a crescer e a procurar saídas. E aprender com os seus próprios erros é um ambiente altamente benéfico para um processo de aprendizagem completo. Os pais devem ser as chefes de claque dos seus filhos e não os seus algozes nos momentos em que a criança comete alguns erros. A tarefa dos pais não consiste apenas em explicar informações que a criança não compreende. É importante reforçar nele a crença de que pode, pelas suas próprias acções, resolver eficazmente qualquer problema, se ele tentar.

Não existem matemáticos avessos

A maioria dos professores experientes afirma-o. Todas as pessoas têm a mesma aptidão inicial para a aprendizagem. No entanto, o que distingue as pessoas mais bem sucedidas das restantes é que não cedem às dificuldades. Eles vão em frente e procuram formas de resolver qualquer problema.

Se um pai diz ao seu filho que nunca teve aptidão para a matemática, envia mentalmente uma mensagem de que nada pode ser feito em tal situação. É preciso recuar e largar tudo. Se mesmo os pais não podem fazer nada, isso certamente a criança também não pode.

Portanto, se a mãe ou o pai não compreenderem nada sobre os trabalhos de casa de matemática que a criança trouxe a pedir ajuda, não devem rejeitá-la, referindo-se à dificuldade. Vale a pena expressar a agradável excitação de que os pais irão agora aprender algo novo juntamente com a criança, descobrir a matemática eles próprios e ajudar o seu filho a fazê-lo. Trabalhar em equipa e concentrar-se na resolução de problemas em conjunto é uma excelente forma de ensinar o seu filho a ultrapassar quaisquer dificuldades.

Não faça os problemas para as crianças, faça-o com elas

Muitos pais que não têm tempo para as aulas das crianças, ou que querem fazer do seu filho um aluno perfeito, resolvem problemas para a criança. Reduz o tempo e livra-se de aborrecimentos para a criança. Não deve fazer isso!

Perante as dificuldades, as crianças vão naturalmente pedir ajuda aos seus pais. E quando, em vez de conseguirem uma solução para um determinado problema, conseguem uma solução para todos os seus trabalhos de casa sem qualquer dificuldade ou compreensão, parece-lhes que será sempre esse o caso.

Por conseguinte, vale a pena que os pais mudem para este problema e ajudem a criança a ver claramente os seus erros e a tentar encontrar formas de os corrigir em conjunto. A criança deve ser suavemente conduzida à resposta correcta, mas não deve ser pronunciada. Os pais não precisam de saber as respostas a todos os problemas de matemática, mas devem aprender a mostrar-lhes exactamente como aprender.

O método parental não é o único correcto

Todos aprendem de forma diferente, todas as pessoas sem excepção, e o mesmo acontece com as crianças. Assim, forçando o seu filho a ver a informação da forma como um dos pais a vê, para o dizer de forma suave, errada.

Todos assimilam a informação de várias maneiras:

  • através da audição;
  • através de som e imagens, por exemplo, vídeos, filmes;
  • através da prática;
  • Através de discussão em grupo.

Há quem consiga assimilar a informação utilizando apenas um dos métodos apresentados. Há crianças que gostam de uma combinação de várias opções. E não há um único caminho correcto.

É claro que é mais fácil dar a uma criança um livro-texto e um conjunto de certos padrões matemáticos que podem ser utilizados para resolver rapidamente exemplos ou problemas simples. Mas esta abordagem limita a escolha de soluções por parte das crianças. Tanto os pais como os professores devem não só sugerir soluções e formas de apresentar o material. Devem ser-lhes dadas oportunidades de combinar materiais ou formas de resolver exemplos, oportunidades para pensar e pensar. As crianças não devem ser limitadas na sua abordagem e concentrar-se apenas na memorização do material. Em matemática, é importante não saber, mas compreender como funcionam os processos.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net