Perturbação do sono: Causas, remédios, que o médico deve contactar
- 25.01.2023
Sono tranquilo - não só uma garantia de vigor e bom humor para todo o dia, mas também uma condição fundamental para a preservação da saúde. Se uma pessoa tem uma boa noite de sono, o equilíbrio das hormonas é normal. Se não se dormir o suficiente, as doenças somáticas e mentais agravam-se. As forças de defesa do corpo enfraquecem, a capacidade de trabalhar diminui. Quais são as peculiaridades das perturbações do sono e a que é que podem conduzir?
Distúrbios do sono como uma condição dolorosa
Por vezes, na vida, há situações em que não se pode adormecer devido a preocupações com acontecimentos futuros ou passados. Mas se isto acontece quase todas as noites, estamos a falar de um distúrbio crónico do sono. As mulheres e as pessoas idosas são mais frequentemente afectadas. No total, um terço da população adulta está em risco.
Para além da insónia, que os especialistas chamam insónia, existem outros tipos de distúrbios do sono:
- hipersónia;
- parasónias;
- movimento do sono e distúrbios respiratórios;
- Desequilíbrios circadianos.
A hipersónia deve ser entendida como significando sono excessivo. As pessoas que sofrem de parassónias têm pesadelos regulares e sofrem de cãibras musculares. Uma das condições mais misteriosas e inexploradas é o sonambulismo. Os ritmos circadianos são uma espécie de relógio biológico do organismo, por isso temos de tentar não perturbar o regime do sono.
É claro que, entre todas estas patologias, a insónia ocupa o primeiro lugar. Não é difícil reconhecê-lo através dos seguintes sintomas:
- O paciente tem um longo e difícil tempo para adormecer;
- acorda frequentemente durante a noite e é incapaz de adormecer;
- acorda cedo e sente-se cansado;
- sentir-se cansado e irritável durante o dia.
Causas das perturbações do sono
Com um longo curso de insónia, é urgente começar a procurar a causa do problema, a fim de corrigir ainda mais a condição. A insónia pode ser tanto primária como secundária. A insónia primária é considerada uma doença independente, enquanto que a insónia secundária - a consequência de outras doenças.
A lista das principais causas inclui:
- desrespeito pelos padrões de sono;
- doenças dos órgãos e sistemas;
- perturbações mentais;
- consumo de drogas;
- vício de álcool;
- nicotina e narcóticos;
- café e bebidas energéticas;
- stress crónico;
- alterações relacionadas com a idade.
As mulheres podem sofrer perturbações do sono em diferentes períodos do seu ciclo menstrual, bem como no início da menopausa, quando se verificam alterações hormonais significativas. As mulheres grávidas queixam-se frequentemente de insónias.
Em idades diferentes, é necessária uma certa quantidade de sono. Por exemplo, as crianças em idade escolar não devem passar muito tempo no computador: as crianças precisam de um descanso nocturno de 9 a 11 horas. Quanto mais jovem for a criança, mais longo deve ser o período de sono. Os adultos devem também reconsiderar o seu padrão de sono e atribuir 7-9 horas.
Como normalizar o sono
Por muito que deseje ver televisão ou ler um livro à noite, deve ir para a cama ao mesmo tempo. O quarto deve ser arejado e não devem ser utilizados aparelhos móveis antes de ir para a cama: o brilho perturba a produção da melatonina da hormona do sono. Caminhar ao ar livre, actividade física, uma dieta adequada e evitar maus hábitos são as principais condições para um bom descanso.
Quando precisa de um médico
Infelizmente, as recomendações gerais nem sempre ajudam a resolver o problema. Neste caso, há boas razões para procurar ajuda de um psiquiatra, psicoterapeuta ou neurologista. Há especialistas que se preocupam com a complexa correcção das perturbações do sono - somnólogos. Os médicos farão um exame, descobrirão as verdadeiras causas do estado anormal e prescreverão tratamento, por exemplo, tomando medicação hormonal ou psicoterapia.