Embalagem com marca como elemento de marketing: por que funciona, características úteis e nuances
- 17.07.2025
Há muito tempo que a embalagem com marca deixou de ser apenas uma proteção para o produto. Ela faz parte da estratégia de marketing. Um dos exemplos mais marcantes é a Starbucks. Os seus copos de cartão reconhecíveis com o logótipo tornaram-se não apenas embalagens para café, mas parte da cultura. As pessoas partilham de bom grado fotos com café nesses copos nas redes sociais, o que os transforma em publicidade gratuita para a marca. Com isso, a Starbucks não só atrai novos clientes, mas também cria uma comunidade de compradores fiéis. Uma embalagem bem pensada aumenta a confiança no produto, ajuda a marca a se destacar entre os concorrentes e aumenta as vendas. Tudo isso a torna uma das ferramentas de promoção.
Por que a embalagem com marca funciona
A embalagem é a primeira coisa que o comprador nota quando vê o produto na vitrine da loja ou em um anúncio. É a sua aparência que influencia em grande parte a decisão de uma pessoa escolher ou não um determinado produto. Algumas razões pelas quais a embalagem com marca funciona:
- Quando a embalagem é única, bonita e desperta emoções positivas, os compradores lembram-se da marca e voltam para comprar o produto novamente.
- Uma embalagem incomum e elegante chama a atenção para o produto na prateleira. Ele se destaca entre os outros produtos. Uma embalagem atraente cria uma primeira impressão positiva. E muitas pessoas tendem a comprar produtos constantemente justamente porque gostaram imediatamente da embalagem e da qualidade deles.
- Embalagens, sacos ou caixas com a marca e outros atributos da empresa tornam a marca familiar para as pessoas. Essa embalagem transmite os valores da empresa.
A embalagem com a marca ajuda a formar a imagem da empresa. As pessoas tendem a comprar o que lhes é familiar. Quando elas veem nas prateleiras um logotipo conhecido e o design da embalagem do produto, isso aumenta as vendas.
Características úteis da embalagem com marca
Ao criar uma embalagem com marca, é importante levar em consideração vários fatores. Se a embalagem for prática e funcional, o produto será agradável de usar. É fácil de desembalar e a própria embalagem protege o produto contra danos. Algumas marcas fazem embalagens biodegradáveis ou de materiais facilmente recicláveis. A embalagem deve ter materiais e impressão de alta qualidade.
Ao criar uma embalagem com marca, é importante considerar não apenas a aparência, mas também outros fatores, por exemplo:
- Ela deve ser fácil de transportar e armazenar.
- A embalagem é feita de acordo com os requisitos legais, dependendo da categoria dos produtos.
- É importante o equilíbrio entre a exclusividade do design e o orçamento para a sua produção. É preciso considerar se será possível produzir a embalagem continuamente ou encomendá-la a outras empresas.
A embalagem com marca pode ser feita em várias formas e com diferentes materiais, dependendo do produto e da estratégia da empresa. As caixas, sacos, tubos ou latas são os mais utilizados. Podem ser quadrados, retangulares, cilíndricos ou até mesmo com formas não convencionais.
O material para embalagens com marca pode ser cartão, plástico, metal, vidro ou papel. Para que atraia a atenção dos compradores, é decorada com as cores da marca, logótipos e elementos de design exclusivos. Os revestimentos especiais, por exemplo, brilhantes ou mate, têm um aspeto original para destacar o produto na prateleira.