Suspensão do veículo: O que é, tipos e características
- 25.11.2022
A suspensão de um carro é a base do carro. Vem numa variedade de desenhos e depende do tamanho e da função da carroçaria do veículo e do tipo de motor. A suspensão absorve as vibrações e suaviza as vibrações produzidas quando o carro é conduzido sobre terreno irregular. Este desenho desempenha um papel importante na segurança do veículo:
- aumenta a precisão da direcção;
- mantém as rodas em contacto constante com o asfalto e reduz a carga sobre as rodas;
- absorve choques do veículo, o que melhora o conforto do condutor e dos passageiros.
Amortecedores de choque, lança, mola e sistemas de alavanca são todos componentes da suspensão do carro. A composição das várias partes pode variar consideravelmente em função do tipo de suspensão do veículo.
Qual é a composição de uma suspensão automotiva
Os principais componentes de uma suspensão de um carro:
- Tampões de suspensão - torções, molas e molas. Absorvem as vibrações dos solavancos, suavizam-nas e proporcionam uma condução mais suave.
- Amortecedor ou amortecedor de choques. Baralha as fortes vibrações da suspensão do veículo.
- Boom estabiliza o movimento transversal e estabiliza o veículo durante as curvas e manobras na estrada. Consiste em suportes e alavancas que estão ligados ao corpo.
- Elemento guia - ajusta a posição correcta das rodas em diferentes condições: em curva, condução em velocidade.
- Elemento de expansão - braços ligados ao corpo e suspensão.
- As ferragens de montagem - parafusos, casquilhos, blocos silenciosos e juntas esféricas.
Quase todos os componentes da suspensão do carro são substituíveis. Normalmente não há falta de peças sobressalentes para as suspensões de carros populares.
Como funciona a suspensão de um automóvel:
- As rodas batem numa lomba e ocorre um impacto.
- Os componentes elásticos de suspensão (molas, molas, torções) começam a oscilar.
- As alavancas e os ossos dos desejos fornecem a direcção para as rodas.
- Os amortecedores amortecem as vibrações e impedem o carro de balançar.
Suspensões de veículos
Existem muitos modelos de suspensões de carros, aqui estão alguns deles:
- McPherson - um desenho que foi usado pela primeira vez até há 50 anos atrás. Consiste num único osso, num estabilizador de estabilidade e numa barra de oscilação. Utilizado em carros com tracção dianteira, permite que a caixa de velocidades e o motor sejam alojados debaixo da capota. A vantagem é o desenho simples e o curso longo.
- Suspensão com duplo osso - o bloco guia é composto por dois braços.
- Suspensão automática de múltiplos ossos - permite uma melhor manobrabilidade. É utilizado em veículos de preço mais elevado. Oferece uma elevada dirigibilidade e durabilidade. A manutenção e reparação da suspensão do osso do osso pode ser dispendiosa.
- De Dion - a caixa de velocidades principal é fixada a uma parte da carroçaria para reduzir a carga na traseira do veículo e é utilizada em veículos todo-o-terreno de tracção integral. Esta suspensão não é utilizada em automóveis de passageiros, uma vez que pode causar a flacidez da carroçaria do veículo sob travagem ou durante a aceleração.
- A suspensão independente significa que as rodas podem mover-se individualmente. Se uma roda atinge um galo, a outra não muda de posição.
- Suspensão traseira dependente de um carro - as vigas são fixadas por molas e braços de reboque. A direcção é boa, mas o cárter e a caixa de velocidades do carro estão sobrecarregados.
- O sistema de suspensão traseira semi-independente tem um membro cruzado unido por dois ossos. O sistema dá um alto nível de rigidez numa direcção transversal, mas não é adequado para todos os tipos de sub-corpo.
- Suspensão automática do braço móvel - as rodas estão perto da carroçaria. É utilizado em carros e reboques imobiliários. A alta velocidade, pode perder o controlo do carro, porque o sistema pode não conseguir lidar com o impacto de forças laterais e longitudinais.
Há muitas modificações e subespécies de suspensões de automóveis. Diferem em concepção e capacidades. Alguns são adequados apenas para veículos de passageiros, outros são concebidos para veículos todo-o-terreno e camiões.