Hobs para o lar: tipos, prós e contras, como escolher
- 05.12.2022
A placa embutida é instalada na unidade de cozinha, na bancada. Substitui os grandes fogões convencionais. São uma óptima forma de poupar espaço em pequenas cozinhas. Em salas maiores, não vão desarrumar o local nem se destacar do resto do mobiliário.
Placas de gás
Consiste frequentemente em quatro queimadores, existem modelos compactos com dois queimadores e modelos maiores com cinco queimadores. Prós:
- Temperatura instantaneamente ajustável.
- Qualquer tipo de utensílios de cozinha pode ser utilizado nos fogões a gás.
- São relativamente baratos.
Menos - não é fácil de instalar, é necessário ligar o fogão ao sistema de fornecimento de gás ou a um cilindro. A superfície necessita de limpeza periódica. Se os alimentos caírem na superfície de cozedura durante a cozedura, as suas partículas podem cair na área dos queimadores, o que requer uma limpeza cuidadosa.
Placas eléctricas de cerâmica
Elementos especiais de aquecimento aquecem a superfície de cozedura da cerâmica. Os locais onde são instalados são iluminados por uma luz vermelha. A superfície é perfeitamente lisa e os controlos são sensíveis ao toque.
As vantagens:
- Fácil instalação. É suficiente ligar o equipamento à rede eléctrica.
- Qualquer tipo de tachos e panelas pode ser utilizado.
- Cuidados fáceis. A superfície de cozedura é selada, pelo que só é necessário limpá-la ao limpar.
- O aquecimento de velocidade média é energeticamente eficiente.
Desvantagens - responde pior ao ajustamento da temperatura do que os modelos a gás. A superfície de cerâmica leva tempo a aquecer. Depois de desligar a placa ainda estará quente durante algum tempo.
Placas de indução
O elemento de aquecimento do núcleo é uma bobina de indução. Transmite o calor para os utensílios de cozinha. A superfície da placa não é aquecida.
Prós:
- Velocidade de aquecimento mais alta, mais alta do que em fogões a gás.
- Ajuste rápido e preciso.
- Seguro - a superfície de cozedura permanece quente durante o funcionamento.
- O mais fácil de limpar. Se algo cair durante a cozedura, as partículas dos alimentos não aderem à superfície e são fáceis de remover.
- A superfície de cozedura mais eficiente do ponto de vista energético disponível.
Desvantagens - necessita de uma cablagem potente e de uma tomada apropriada. A potência da corrente de 25 a 40 A. Os utensílios de cozinha precisam de materiais magnéticos especiais - aço magnético ou ferro fundido.
Placas de cozinha combinadas
Esta é uma combinação de gás e fogões de indução. Outras vezes, cozinhar com gás clássico num aparelho de cozinha convencional (por exemplo, em caso de cortes de energia) é uma boa ideia.
Como escolher
Se a sua casa não for alimentada a gás, os fogões eléctricos e de indução são definitivamente a escolha certa. Quando existe um fornecimento de gás, a escolha do equipamento depende das suas necessidades. Se precisar de cozinhar o mais rapidamente possível e tiver a possibilidade de adquirir panelas especiais, pode escolher entre modelos de indução. Se a cozinha clássica é mais a sua coisa, então os fogões a gás são o caminho a seguir.
Preste atenção a tais características:
- A presença de um forno.
- Material de superfície. Vidro metálico esmaltado e temperado - mais frequentemente em superfícies de cozedura a gás. Cerâmica de vidro - na indução e fogões eléctricos, é a mais fácil de limpar.
- O tipo de aquecedor. Aquecimento por indução - pontual, radiante da bobina - aquece intensamente a placa, os fogões de halogéneo têm uma luz adicional que acelera o aquecimento.
- Os controlos são mecânicos ou por ecrã táctil.
- Características opcionais - temporizador, desligamento automático, função de bloqueio.
As superfícies de cozedura para casa são feitas em diferentes modificações. O seu custo depende do tipo de elemento de aquecimento, superfície e funcionalidade. Vale a pena escolher uma placa com as opções que realmente precisa em mente.