Características da cozinha italiana: pratos principais, factos interessantes
- 22.11.2022
Para os italianos, a comida não é apenas uma fonte de nutrientes, mas também uma fonte de prazer. Como a Itália está localizada na península, os peixes de todos os tipos são amados em todas as regiões. Nas regiões centrais, vacas, cabras e ovelhas são criadas, pelo que a carne é também abundante. Ervas aromáticas: orégãos, manjericão, rúcula, sálvia, tomilho enriquecem a paleta de sabores de vários pratos. A mozzarella italiana e os queijos parmesão dão um toque delicado à comida.
Os principais pratos em Itália
A cozinha italiana é famosa por isso:
- Massas. É massa em várias formas. São cozinhadas até ficarem ligeiramente duras por dentro. A massa é fervida em muita água e não enxaguada. A massa é acompanhada por molhos, verduras e um polvilho de queijo ralado.
- Pizza. A clássica pizza italiana tem massa fina. A variação mais famosa é a "4 Estações". A pizza está dividida em 4 sectores, cada um com uma cobertura diferente: cogumelos, presunto, frutos do mar e tomates. Coberto com molho, ervas e mozzarella. A pizza napolitana é também mundialmente famosa. Tem massa espessa à volta das bordas e fina no meio. As coberturas são anchovas, tomate, manjericão, mozzarella e ervas aromáticas.
- Lasanha. Estas são folhas de massa especial com camadas de carne picada com queijo e molhos. Este prato é cozido no forno. Na Sicília, beringela, cenoura e aipo, queijo semi-duro; nas regiões de Molizzo e Abruzzo, manjericão, alho, espargos, sumo de tomate.
- Risotto. Risotto é arroz guisado num caldo com vinho. O risoto vem com cogumelos, carne ou frutos do mar.
- Minestrone é uma sopa à base de feijão, batata, tomate, cebola, cenoura e aipo.
- Salada Caprese. Inclui tomates fatiados e queijo mozzarella, guarnecido com manjericão. Os ingredientes são alternadamente colocados num prato e regados com azeite de oliva.
- Frittata - os ovos são batidos e vertidos no fundo da frigideira, queijo, vegetais, carne ou salsichas são adicionados à massa.
- Gelato é um gelado feito de ingredientes naturais: leite, natas, gemas de ovos. A massa é batida, e o chocolate, fruta ou bagas são adicionados ao produto acabado.
- O Tiramisu é uma sobremesa com várias camadas composta por bolachas savoiardi, queijo mascarpone e café.
Molhos:
- Pesto - manjericão verde fresco picado, azeite, pinhões e queijo.
- Bolonhesa - molho de carne feito de vaca, carne de porco, pancetta, cebola, cenoura, aipo, tomate, caldo de carne, vinho seco, leite.
- Béchamel - ovos, parmesão, presunto, natas, sal, pimenta.
Factos interessantes
Factos interessantes sobre a cozinha italiana:
- As preferências culinárias variam dependendo da região de Itália: Sicília é uma mistura de cozinha italiana, grega, árabe e espanhola; na Toscana a carne é a base da dieta; Basilicata - pratos ricos; Calábria - atum, espadarte, queijo de ovelha, carne de cabra, figos, amêndoas; Lombardia - polenta, risoto e guisado de vinho.
- A cozinha italiana é saudável. Baseia-se na abundância de peixe, fruta e vegetais, e azeite. A massa, a lasanha e o pão são muitas vezes feitos de farinha integral.
- Em média, cada italiano consome cerca de 25 kg de massa por ano.
- Em Itália gostam de gelado polvilhado com sal e regado com azeite.
- Os italianos consomem frequentemente salada após uma refeição. Pensa-se que melhora a digestão.
A cultura alimentar em Itália é tão medida como a vida na maioria dos países quentes. Os alimentos não são comidos "na mosca" ou "no meio". É um tempo para saborear sabores, aromas e socializar com a família e amigos.