Características especiais dos frutos do mar: como escolher e armazenar
- 17.11.2022
Não há muitas pessoas que tenham a sorte de viver perto de um porto de pesca quando podem comprar peixe fresco capturado aos pescadores. Tem de o escolher em supermercados ou lojas. Na maioria das cidades, os mariscos são entregues congelados à distância, enquanto que algures se pode comprar peixe fresco, caranguejos e camarões.
Não acredite na palavra de um vendedor que lhe assegure que tudo está fresco. Há várias indicações que pode verificar: se o marisco foi capturado recentemente, se está devidamente congelado, entregue e armazenado.
Como escolher o peixe congelado
O peixe capturado no mar e outros produtos do mar é congelado imediatamente a bordo de navios ou em fábricas de transformação de peixe. Se a captura tiver de ser transportada para longe, é revestida com um glace de gelado. Contém conservantes que prolongam a vida útil do peixe. Se o produto tiver sido devidamente entregue e armazenado, o esmalte deve ser homogéneo. Se houver sangue nas fendas, o peixe foi provavelmente descongelado e arrefecido novamente.
Uma carcaça de peixe dobrada é também um sinal de recongelamento. Se o peixe tiver sido arrefecido uma vez, deve ser plano, sem grandes defeitos. Uma tal carcaça de peixe pesa aproximadamente o mesmo que um peixe fresco. Se o peixe for demasiado leve, foi congelado e descongelado várias vezes. Pode não ser estragado, mas o sabor será afectado. Este peixe tem um sabor desagradável, especialmente na cauda e no corte.
Como escolher peixe fresco
A forma mais fácil de determinar há quanto tempo o peixe foi pescado é olhar para o peixe inteiro. Muitas vezes a cabeça e as barbatanas são cortadas. Isto é feito para esconder a deterioração do peixe, porque são utilizados para verificar a sua frescura. O que vigiar:
- Olhe para os olhos dos peixes - se estiverem nublados, afundados ou escamados, o produto ficou mau. Os olhos do peixe fresco são claros e brilhantes.
- As guelras são cor-de-rosa e afastam-se facilmente da carcaça. Se forem castanhos e pegajosos, o peixe não é fresco.
- Mudanças na cor da carne ao corte - escurecimento, amarelamento.
- Revestimento enferrujado sobre a pele.
- Se tocar na pele, esta deve ser firme. Se forem deixadas marcas de pressão ou flocos na pele, o peixe não é fresco.
- Não deve haver secagem à volta da cauda e dos bordos.
- Deve haver um cheiro desagradável.
Outros frutos do mar
O camarão e a lula são frequentemente entregues e vendidos congelados, a menos que seja uma cidade à beira-mar. Uma indicação de recongelamento é o congelamento no interior da embalagem. Deve haver pelo menos 10% do peso do produto no envidraçamento. Se houver mais gelo, é provável que tenha sido acrescentada água para aumentar o peso.
Os caranguejos são vendidos vivos ou congelados. Se estiverem vivos mas sentados num tanque, sem se moverem, é melhor recusarem-se a comprá-los. Os caranguejos cozinhados têm um aroma agradável e nenhum cheiro a peixe picante.
As lulas são vendidas evisceradas e congeladas. As cores variam consoante o tipo de marisco: rosa, roxo-púrpura e castanho manchado. As lulas são apanhadas no Verão, por isso se o pacote ostentar as datas de Julho-Agosto, o produto é muito provavelmente congelado e embalado imediatamente após a captura.
Os mexilhões são mais saborosos e fáceis de comer se forem de tamanho médio. Têm cerca de um ano e meio de idade. Os mexilhões frescos têm conchas fechadas e sem fendas ou fendas. Idealmente, deveriam ser vendidos húmidos.
Se o peixe e outros mariscos congelados tiverem de ser mantidos em casa durante algum tempo, devem ser colocados rapidamente no congelador. Descongelá-los com antecedência, transferindo-os do congelador para o frigorífico. A carne será de melhor qualidade desta forma. Se descongelado no calor, os frutos do mar podem estragar-se. Coloque peixe refrigerado no frigorífico assim que regressar a casa, mesmo que seja para ser cozinhado em breve.