Formação funcional: o que é, o que é e o que beneficia
- 21.11.2022
Como pode construir um corpo mais forte para todas as suas actividades diárias de modo a poder subir facilmente escadas, carregar sacos pesados ou caminhar longas distâncias sem qualquer desconforto? Para isso, o corpo necessita de exercícios funcionais que desenvolvam força, resistência e flexibilidade. Envolvem movimentos humanos normais: andar, correr, agachar-se, dobrar-se, levantar objectos.
O que é formação funcional
Tais exercícios não funcionam com um grupo muscular específico, mas com uma grande massa muscular. Tornam-no mais forte, mais duradouro e mais coordenado. O treino funcional activa os músculos estabilizadores que são difíceis de trabalhar durante outros exercícios. Podem ser concebidas para queimar mais calorias se se quiser perder peso.
O objectivo do treino funcional não é perder peso, mas tornar o seu corpo bonito. É um bom bónus. O principal objectivo é tornar o seu corpo saudável, os seus ligamentos flexíveis, as suas articulações ágeis e os seus músculos fortes.
Através da formação funcional, o corpo aprende a adaptar-se a uma posição desconhecida no espaço. Também lhe permite resistir à tensão dos ligamentos e músculos torcidos ou ao puxar de pesos. Os tecidos tornam-se mais elásticos e as articulações não "rangem".
Características especiais
Uma regra importante: a amplitude dos movimentos é determinada pelo indivíduo. Se a acção for executada numa máquina, não será um treino funcional. É necessária liberdade de acção.
Características da formação funcional:
- Cada movimento envolve mais do que uma articulação e vários grupos musculares.
- Os exercícios de coordenação são realizados em equipamento especial onde se tem de manter o equilíbrio. Também são adequados exercícios avançados sem equipamento, onde o equilíbrio deve ser mantido.
- Uma combinação de cargas estáticas e dinâmicas.
O treino funcional no ginásio inclui arropeamentos, saltar corda, agachamentos, flexões, flexões, pull-ups, etc. Podem também incluir crossfit, elevação de chaleira, ginástica, etc.
Quais são os benefícios?
Quais são os benefícios da formação funcional?
- Todos os grupos musculares são exercitados. O movimento é único e várias articulações, ligamentos e músculos são activados ao mesmo tempo.
- Aumenta a resposta metabólica - o consumo de oxigénio pelos tecidos aumenta, os produtos residuais são eliminados.
- O tempo é poupado - pode trabalhar intensamente em meia hora em vez de gastar horas noutros tipos de treino.
- Prevenção de lesões no desporto e em casa. Melhora a coordenação, reduz a possibilidade de cair e de se agarrar a objectos. Os ligamentos e músculos elásticos são menos propensos a lesões.
Quem é adequado para a formação funcional?
A formação funcional é adequada para a maioria das pessoas de todas as idades e sexos. No entanto, não são para mulheres grávidas. Além disso, o treino funcional é contra-indicado para aqueles que têm doenças cardíacas, renais ou músculo-esqueléticas. Estas pessoas precisam de uma consulta médica. É possível que um complexo concebido individualmente, coordenado com um médico, seja aceitável e melhore a sua saúde.
Muitos exercícios podem ser encontrados na Internet que podem ser chamados de treino funcional. No entanto, para que os exercícios sejam completos e correctos, é melhor que sejam realizados individualmente por um profissional. A formação sob a supervisão de um formador permitir-lhe-á obter os melhores resultados, uma vez que o profissional o ajudará a construir a técnica certa e a fazer alterações, se necessário.