Como beber e misturar o whisky de luxo William Lawson's
- 10.02.2025
A destilaria de William Lawson produz um whisky que é invulgar no seu género. A grande maioria das marcas escocesas tem um tom fumado distinto no seu perfil de sabor. Nenhuma das variedades da marca William Lawson's o tem.
No artigo, prestaremos homenagem à rica história deste produtor de bebidas espirituosas de longa data e partilharemos dicas sobre como e com que melhor consumir este nobre whisky de mistura.
Factos curiosos da história da marca
Em termos de nome da marca, William Lawson's é diferente dos seus concorrentes. A marca não foi baptizada em honra do fundador da destilaria (como acontece com a maioria dos uísques escoceses), mas sim com o nome de um gestor de vendas de sucesso que se juntou à empresa várias décadas após a sua criação.
A propósito, não foi criada na Escócia, mas no principal país concorrente na esfera do fabrico de whisky - a Irlanda. Outro aspeto muito interessante: a destilaria situada do outro lado do oceano quase foi à falência devido à Lei Seca na América. O facto é que, nessa altura, os apreciadores de scotch dos EUA eram os principais consumidores dos produtos da marca. É bom que agora todos possam comprar este whisky, e o preço do William Lawson's permite-lhe fazê-lo.
Regras clássicas para servir a bebida
Para desfrutar plenamente da rica mistura de uísque de elite, é necessário seguir as tradições relativas à forma de servir a bebida. Os especialistas insistem que a temperatura para servir o whisky William Lawson deve situar-se entre os 18 e os 20 ºC.
Se a temperatura for demasiado elevada, os álcoois irão sobrecarregar os aromas do bouquet e, se for bebido frio, a maioria dos sabores agradáveis perder-se-á. Recomenda-se que este whisky seja servido em copos “rox”. Antes de tomar o primeiro gole, vale a pena experimentar o bouquet de sabores com o seu olfato. Beba lentamente em pequenos goles, o que lhe dará a oportunidade de sentir e “reconhecer” corretamente a mistura.
Devo diluir ou misturar o scotch elite?
Tal como a maioria dos outros whiskies, os “tradicionalistas” gourmet preferem apreciar o William Lawson's tal como está. Estão convencidos de que esta é a única forma de compreender todo o encanto e nobreza da bebida. No entanto, se o whisky puro for demasiado forte para si, pode diluí-lo com sumo, refrigerante doce ou água mineral em qualquer proporção.
Os barmen utilizam ativamente este whisky (especialmente a variedade Super Spiced com tons frutados pronunciados) como ingrediente principal dos cocktails de autor. A sua mistura rica pode ser combinada com sucesso com outras bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
Que tal um aperitivo para o scotch?
Em diferentes regiões da Grã-Bretanha, é habitual beber whisky (incluindo variedades misturadas) sem um aperitivo, numa atmosfera de semi-obscuridade e com uma sensação de descontração. No entanto, se não quiser beber whisky sem um aperitivo, então lulas cozidas, fatias de fruta fresca e chocolate amargo são acompanhamentos perfeitos.