Externalização de TI: o que é, prós e contras, a quem se destina
- 07.09.2023
Para poderem desenvolver a sua atividade com êxito, as empresas não podem prescindir de uma infraestrutura de TI na sua empresa. Para tal, são necessários especialistas: programador de TI, administrador de sistemas, programador. Nem sempre é rentável manter uma equipa separada de especialistas em TI, pelo que, atualmente, o serviço de outsourcing de TI está a tornar-se cada vez mais popular. Vejamos o que inclui, os prós e os contras, e para quem é que este serviço é adequado.
O que é a externalização das TI
Quando uma empresa se encarrega completamente de assegurar o funcionamento do sistema informático e do software da empresa, chama-se outsourcing de TI. Que serviços podem ser encomendados:
- Os especialistas efectuam uma análise completa da estrutura de TI da empresa. Determinam o que pode ser melhorado, expandido e onde existem erros.
- O especialista desloca-se à empresa e limpa os computadores, reinstala programas se necessário, faz a manutenção do equipamento de escritório: impressoras, fotocopiadoras.
- O administrador de sistemas da empresa de outsourcing ajusta remotamente a rede informática do cliente.
- A empresa de outsourcing pode alugar serviços na nuvem, resolver problemas de cibersegurança, efetuar cópias de segurança dos dados, etc.
Prós e contras da externalização
Vantagens da externalização das TI:
- Uma empresa de outsourcing de TI contrata profissionais experientes que prestam serviços de elevada qualidade.
- A estrutura de TI da empresa é elaborada por uma equipa de profissionais de forma abrangente.
- A empresa de outsourcing dá garantias e assume a responsabilidade pela forma como os empregados executam o seu trabalho.
- Os serviços de uma empresa de outsourcing de TI são muito mais baratos do que manter um departamento de TI na empresa.
- Os especialistas de uma empresa de outsourcing fiável estão sempre prontos a prestar os seus serviços de acordo com o contrato. Se um especialista em TI pertencer ao quadro de pessoal da empresa e adoecer, não há ninguém para o substituir.
- A empresa de externalização controla totalmente o trabalho do grupo de TI. Assume as obrigações sociais de pagar as baixas por doença e as férias, de efetuar as deduções fiscais necessárias e de organizar um seguro de saúde.
Desvantagens da externalização das TI:
- Os especialistas da empresa de externalização de TI podem ser pouco qualificados, pelo que é importante escolher muito bem com quem cooperar.
- Existe o risco de fuga de informações confidenciais que dizem respeito à empresa, uma vez que os empregados da empresa de externalização têm acesso a uma grande quantidade de dados.
- Devido à baixa concorrência, a empresa de outsourcing pode baixar a qualidade dos serviços.
A quem se destina o outsourcing de TI
Os serviços de outsourcing no domínio das TI são especialmente necessários nestes casos:
- Uma empresa em fase de arranque que ainda não desenvolveu uma estrutura de TI.
- A empresa já tem uma rede informática e utiliza software, mas precisa de se expandir.
- É necessário melhorar a gestão da base de dados e otimizar o mais possível o fluxo de trabalho dos empregados.
- É necessário reduzir o pessoal especializado em TI na empresa, sendo mais rentável externalizar este trabalho.
- Pequena empresa, que não é rentável manter um funcionário de TI no seu quadro de pessoal.
- Grandes empresas que pretendem otimizar os processos informáticos.
Para que a externalização seja rentável e melhore efetivamente a infraestrutura de TI da empresa, é importante escolher uma empresa fiável. Para tal, deve familiarizar-se com o seu sítio Web oficial, consultar estudos de casos e procurar opiniões em sítios de terceiros.