É interessante

Os pratos mais famosos dos caracóis: visão geral e características especiais

28.01.2023

Os caracóis da uva são habitantes familiares de hortas e pomares. Os caracóis das espécies Helix aspersa maxima e Helix aspersa müller são um pouco menos comuns, mas de qualquer modo não podem ser chamados raros. Estes caracóis são encontrados com mais frequência nas regiões do sul da Europa. No Verão, após uma chuva, aparecem em grande número em pavimentos, relvados e debaixo de árvores. Em França, Espanha, Grécia e Itália, os caracóis são comidos, o que é considerado uma verdadeira iguaria, e são servidos nos melhores restaurantes.

Preparação preliminar de caracóis

As amêijoas congeladas ou enlatadas são vendidas em lojas. E no Verão não é difícil recolher caracóis com as suas próprias mãos. Os artesãos aprenderam até a cultivar caracóis em quintas especiais. Em suma, o produto é bastante acessível, tanto à venda como na natureza. Neste último caso, a dificuldade reside na preparação inicial:

  1. Primeiro, os moluscos são completamente lavados de areia e sujidade.
  2. Depois são colocados num balde ou numa panela debaixo de uma tampa.
  3. O contentor não é selado hermeticamente, mas deixa-se uma pequena lacuna.

Os patos devem ser enchidos com alguma farinha e farelo para limpar o conteúdo dos seus estômagos. Após três dias, as conchas são novamente lavadas a fundo e despejadas com água para apanhar as mortas. O método de preparação depende então da receita.

Escargot

Este é o método de cozedura mais popular. O segundo nome é caracóis franceses. As amêijoas são muito saborosas e tenras quando combinadas com manteiga. Para 1 kg de caracóis com casca precisa de 300 g de manteiga, alho (cabeça média), limão para sumo, salsa, sal e pimenta.

  1. Branquear brevemente os caracóis (cerca de dois minutos), retirá-los das suas conchas e descascá-los.
  2. Sal e fritar ou ferver ligeiramente a carne juntamente com a cebola e ervas aromáticas picantes.
  3. Adicionar sumo de limão, sal, pimenta e salsa picada ao óleo mole.
  4. Colocar a carne nas cascas secas vazias e deitar o óleo sobre elas.

Nesta forma, a iguaria pode ser congelada para posterior cozedura em qualquer altura. Também, se desejado, as conchas são dispensadas e em vez disso é utilizado um prato de cozedura. Cozinhar escargot no forno durante apenas 10 minutos, polvilhar com queijo ralado e servir quente. Esta delicadeza é fácil de remover das conchas com um palito de dentes, se não houver uma forma especial de garfo. Um vinho seco será perfeito para acompanhar o prato.

Caracóis de estilo maltês

Tomar meio quilo de amêijoas que tenham sido branqueadas com antecedência. O segredo do sabor é que as ervas utilizadas são frescas em vez de secas: menta, manjerona e manjerona. É também utilizado um vinho tinto seco.

  1. Os caracóis são fritos em azeite de oliva mesmo nas conchas.
  2. Verter vinho tinto, sal, pimenta e guisado em lume brando durante 10 minutos.
  3. Acrescentar ervas picadas ao produto quase pronto.

Caracóis cretenses

Para caracóis de 500 gr (escaldados previamente) adicionar 100 ml de azeite (o azeite é preferível), duas colheres de sopa de vinagre de vinho e uma colher de sopa de alecrim, mais sal.

  1. Verter uma pequena camada de sal numa panela aquecida e colocar os caracóis de cabeça para baixo na concha.
  2. Quando estiver seco, adicionar óleo, mexer a mistura e cozinhar durante cerca de 3 a 5 minutos. O calor deve ser baixo.
  3. Adicionar o rosmaninho e o vinagre, mexer e retirar do calor. Coma a delicadeza com um palito e retire a ponta escura.

Receita siciliana

O método expresso é bom porque os caracóis são cozinhados muito rapidamente, razão pela qual a receita é também chamada picchi pacchi. Marisco, cebola, tomate, malagueta preta e picante, bem como salsa e manjericão são fritos em azeite. O prato é comido tanto quente como frio.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net