O que é beber em excesso, como é perigoso e como sair dele
- 16.04.2023
A privação de álcool é o abuso de álcool durante um dia ou mais, quando uma pessoa está intoxicada e há sinais óbvios de intoxicação. Este período dura geralmente entre 3 e 10 dias e é característico do alcoolismo. No entanto, pode acontecer que o consumo excessivo de álcool dure um mês ou mais.
Binge drinking nem sempre significa que uma pessoa sofre de alcoolismo. O consumo excessivo de álcool pode ocorrer após umas férias ou stress grave. A pessoa pode estar a tentar aliviar o stress desta forma.
O que é perigosa a privação de álcool?
Um bebedor temporário pode beber durante alguns dias, mas quando tem de ir trabalhar ou está sóbrio por outras razões, pode facilmente parar. Durante uma ressaca, a pessoa torna-se irritável e pode ter uma dor de cabeça.
O consumo crónico de álcool em excesso é caracterizado por estes sinais:
- A pessoa bebe álcool, mesmo quando já está muito bêbeda. Pode fazer isto até adormecer ou perder o controlo do seu corpo.
- Ele bebe mesmo álcool de baixa qualidade, bebidas espirituosas e até água perfumada ou colónia.
- O comportamento da pessoa muda drasticamente. Ele torna-se agressivo ou apático, pode chorar ou rir excessivamente. Pode ter alucinações, ataques de pânico e perda de memória a curto prazo.
- A pessoa não quer ir trabalhar, não quer fazer as coisas que costumava fazer, e não está interessada nos seus entes queridos e amigos.
O fígado produz certas hormonas para processar etanol. Se houver demasiado álcool, este órgão não consegue lidar com a estirpe. Os produtos de decomposição acumulam-se no sangue, linfa e órgãos internos. Como consequência, sintomas tais como:
- Náuseas e vómitos - o corpo livra-se de toxinas.
- A função digestiva é prejudicada. Perde-se o apetite.
- O pâncreas pode ficar inflamado. As dobras repetidas podem provocar o colapso do órgão e o seu encerramento total.
- Cirrose do fígado.
- O edema como função renal é prejudicado. As toxinas são também excretadas activamente na urina, expelindo os minerais. Para evitar uma perda crítica de oligoelementos, o corpo pode reter água no corpo. A falta de exercício suficiente abranda os processos metabólicos.
- Insónia crónica devido à sobre-estimulação do sistema nervoso.
- Deficiência cognitiva devido à destruição dos neurónios cerebrais. Má memória, dificuldades de aprendizagem.
- Danos na pele, no cabelo e nas unhas.
- Uma pessoa está frequentemente doente com constipações e doenças sistémicas, o trabalho do sistema cardiovascular é perturbado.
Como sair do binge drinking
O que se pode fazer para parar de beber em excesso o mais depressa possível:
- Beber muita água limpa, também pode beber bocados, chás e sumos. No entanto, a melhor maneira de se livrar de toxinas é beber água simples. A água com minerais é também utilizada para evitar a perda excessiva de minerais. Também se pode utilizar suplementos nutricionais sob a forma de complexos de micronutrientes.
- Comer produtos lácteos, tomar bifidobactérias, beber caldos de carne. Estes produtos normalizam a microflora e dão proteína digerível.
- Tomar vitaminas B e vitaminas naturais C e D.
- Usar um medicamento anti-ansiedade de venda livre. Podem também ser chás de hortelã-pimenta ou água-mãe de mosto.
O exercício físico é contra-indicado durante os primeiros dias após o consumo excessivo de álcool. Depois, pode ser encorajado. Isto pode ser feito caminhando ao ar livre no início. O desporto é também importante para acelerar o fluxo linfático e limpar o corpo. É importante lembrar: para sair do binge drinking de forma adequada, um médico deve ser consultado.