O que é rum, como o beber e com que o apimentar
- 18.01.2023
O rum ocupa um lugar especial entre as bebidas alcoólicas fortes. A história da bebida remonta a muitos anos atrás. O rum começou a ser amplamente produzido nas colónias britânicas na América do Norte nos séculos XVII e XVIII a partir do açúcar de cana que era cultivado nas ilhas das Caraíbas. Embora nessa altura os seus principais consumidores fossem marinheiros na marinha britânica, encontra-se agora nos menus de muitos bares e restaurantes de todo o mundo.
Características da produção de rum
O rum tem um sabor suave e ligeiramente doce. Não há receita específica: a condição principal é que a base da bebida deve ser a cana de açúcar. Acredita-se que a parte inferior do talo contém o sumo mais doce. A força varia de 37 a 48 graus. A produção oferece tanto processos industriais como manuais. O preço do rum produzido à mão tende a ser mais elevado. O algoritmo de produção é basicamente o seguinte:
- Os caules da cana de açúcar são esmagados.
- A pasta é colocada sob a imprensa.
- O sumo é filtrado, vertido em barris e é adicionada levedura.
- O conteúdo é fermentado e depois destilado.
Cada marca tem os seus próprios segredos, mas para uma bela cor e sabor é melhor usar barris de carvalho. Se a madeira for carbonizada, adquire uma cor rica e escura.
O chamado rum branco é pura aguardente de cana mais água. É utilizado em cocktails e receitas. A sua cor dourada é o resultado de caramelo e especiarias.
Selecção de recipientes para beber rum
Não existem regras rigorosas no que diz respeito ao consumo de rum e mesmo o facto de a história da bebida remontar a centenas de anos atrás não afectou o aparecimento de loiça de mesa especial. O rum é servido em copos de cocktail de rum, taças e copos de várias formas. Para a degustação de rum, são também utilizados os copos com ponta original, como o Normann Copenhaga.
Como e com o que beber rum
Os verdadeiros gourmets estão convencidos de que o rum só deve ser bebido quando é claro. Só então se desdobra o seu bouquet colorido, que é particularmente apropriado para rums maduros.
Se preferir, pode ser adicionado gelo, como é o caso do whisky. Se for demasiado forte, um refrigerante de clube dilui-o.
Rum cola é um duo ideal. A doçura da Coca-Cola suaviza o sabor ácido do Rum. Há uma razão pela qual o cocktail tem sido uma bebida tão popular há mais de um século.
Uma boa ideia é diluir rum com sumo de cereja, citrinos ou maçã. O Pina Colada, um dos favoritos de muitos, é o rum acompanhado de sumo de ananás.
As notas doces e amadeiradas combinadas com o amargor do tónico são também uma combinação interessante. Misturar os ingredientes 1:1.
Ginger ale mais rum é a base de muitos cocktails coloridos tais como a Mula Jamaicana e o Ginger Mojito.
O melhor petisco de rum
Os critérios para escolher o aperitivo certo são a cor, mas mesmo aqui é tudo relativo, por isso cada um é guiado pelas suas próprias preferências gustativas.
O rum branco é um aperitivo clássico e é perfeito com ele:
- fruta e citrinos;
- canapés com pedaços de carne, peixe ou frutos do mar;
- Torradas com ovas de peixe;
- fatias de queijo;
- azeitonas.
As variedades escuras e envelhecidas combinam bem com queijos, nozes, chocolate preto e iguarias de carne. Polvilhar canela, café ou açúcar sobre os citrinos.