Suspensão do automóvel: o que é, tipos, princípio de funcionamento
- 01.02.2025
As imperfeições do pavimento criam trepidações, vibrações e impedem-no de manter uma trajetória uniforme ao conduzir um automóvel. Para evitar estas consequências desagradáveis, os engenheiros criaram uma peça funcional - a suspensão do automóvel. Esta proporciona uma condução suave e confiante do veículo em quaisquer condições de estrada. Vejamos os tipos e as caraterísticas das suspensões dos automóveis.
Caraterísticas estruturais da suspensão do automóvel
Cada suspensão de automóvel tem uma determinada estrutura. É concebida para reduzir as vibrações. Regra geral, a suspensão é constituída por estas peças:
- Os limitadores de curso controlam a amplitude da oscilação.
- Um dispositivo elástico compensa as vibrações provocadas pelos desníveis da via.
- As juntas de borracha-metal (blocos e casquilhos silenciosos) fornecem uma ligação elástica entre cada elemento da suspensão e a carroçaria. Reduzem a intensidade do recuo.
- Os amortecedores absorvem a trepidação da carroçaria ao atravessar troços de estrada irregulares.
- O estabilizador de estabilidade transversal protege o veículo contra o capotamento.
- As vigas de eixo são constituídas por alavancas, barras transversais e de reação, molas. Funcionam como guias da carroçaria e proporcionam uma trajetória definida do movimento das rodas em relação ao plano da carroçaria. Nas suspensões desportivas, são utilizados balancins para este efeito.
A suspensão é extremamente importante para a estabilização do veículo. É concebida especificamente para este fim. É importante controlar a sua capacidade de manutenção.
Tipos de suspensões de automóveis
As suspensões estão divididas em várias categorias. Todas elas têm as suas próprias caraterísticas e são utilizadas para atingir objectivos de perfil estreito. Tipos de suspensões de automóveis:
Dependentes
As suspensões dependentes fixam rigidamente as rodas opostas. Neste caso, o movimento de uma roda implica o movimento da outra roda. A estrutura da peça é elementar e fiável. Por este motivo, é muito utilizada em camiões e no eixo traseiro dos automóveis de passageiros.
Não independente
Nas suspensões independentes, cada roda move-se independentemente da outra. Se uma roda embater num obstáculo, o outro lado do carro não reage. Esta conceção é conveniente para os automóveis de passageiros, mas tem muitos elementos na composição. Mais cedo ou mais tarde, começarão a falhar e o custo da sua substituição será significativo.
Semi-independente
A suspensão semi-independente é um tipo de suspensão com uma viga de torção. Dá às rodas um certo grau de liberdade. A viga montada desloca-se e amortece os rolamentos que ocorrem nas curvas.
Pneumática
As suspensões pneumáticas são acionadas por cilindros de gás comprimido. Os valores da pressão nos cilindros dependem das caraterísticas da suspensão. Este tipo de peças é utilizado sobretudo em automóveis caros.
Torção
As suspensões de torção são adequadas para veículos de grandes dimensões. As suspensões de torção longitudinais torcem, nivelando o veículo quando este bate numa lomba na estrada.
Absorvente
As suspensões de barra de torção são comuns em camiões e autocarros. As molas de lâmina actuam como um componente de absorção de choques para amortecer a força dos choques.
Hidráulicas
Nas suspensões hidráulicas, os amortecedores controlam a distância ao solo e a rigidez da suspensão. Esta última pode adaptar-se ao estilo de condução do proprietário e às condições da estrada.
MacPherson
A peculiaridade da suspensão MacPherson está nos pontos de fixação. E também este pormenor reduz significativamente o custo de construção.
Multialavanca
Um dos projectos mais complexos - suspensões multilever. Devido às suas caraterísticas, proporciona a condução mais suave e confortável em comparação com outras suspensões.
Electromagnética
Nas suspensões electromagnéticas, os ímanes são responsáveis pela estabilidade da posição do carro na estrada. Alteram eficaz e rapidamente a rigidez, a distância ao solo e o comportamento do veículo.
Diferentes tipos de suspensões de automóveis são concebidos para tarefas específicas. Isto melhora e suaviza o movimento do automóvel. Tudo depende do modelo do automóvel, da superfície da estrada e do orçamento disponível para o proprietário do automóvel.