Como prolongar a vida de uma máquina de café de alfarroba: cuidados adequados e características de funcionamento
- 08.09.2023
A máquina de café de alfarroba é constituída por um compartimento com uma pega, onde são colocados os grãos moídos. A água quente sob pressão é-lhes fornecida através do cone. Desta forma, os óleos essenciais aromáticos são extraídos e a bebida é preparada. Para que o café tenha sempre um sabor delicioso e o equipamento dure o máximo de tempo possível, é necessário cuidar dele.
Limpeza diária da máquina de café de alfarroba
É necessário efetuar diariamente alguns procedimentos de higiene para a máquina de café de alfarroba:
- Limpar a serpentina da máquina de café depois de bater o leite. Esta deixa depósitos. Isto pode entupir o bocal e reduzir a qualidade da espuma. Para limpar a serpentina, é libertado vapor. De seguida, limpa-se com um pano especial. Isto é feito após cada utilização da serpentina.
- Limpeza do grupo de trabalho da máquina de café. Os óleos de café deixados nas partes da máquina podem queimar. Para limpar o grupo de trabalho, antes e depois de tirar um expresso, ligue o bico livre. Deste modo, são removidos os óleos de café e as partículas de bolo. Também é necessário limpar as peças com uma escova especial.
- Limpeza completa da máquina de café. Se o equipamento for utilizado num café ou restaurante, após o turno de trabalho deve ser completamente lavado. Para o efeito, utilize agentes de limpeza especiais sob a forma de comprimidos, líquidos ou grânulos. Devem ser utilizados de acordo com as instruções.
- O cappuccinatore deve ser lavado com água corrente após cada utilização. Se tiver calcário, devem ser utilizados detergentes especiais.
Limpeza periódica da máquina de café de alfarroba
Recomenda-se a limpeza da máquina de café com produtos especiais de 2 em 2 semanas. Antes disso, todos os grãos de café e os seus resíduos são retirados da máquina. O reservatório é limpo com um pano seco. Em seguida, aplica-se um remédio especial e deixa-se atuar durante algum tempo, de acordo com as instruções. Os restos do remédio são removidos, as partes da máquina de café são limpas ou batidas.
No processo de ferver a água na máquina de café de alfarroba, formam-se depósitos de cálcio. A limpeza é efectuada duas ou três vezes por ano. Se o equipamento for utilizado diariamente, é desejável que o faça com maior frequência. Existem produtos especiais para remover os depósitos de cálcio. O produto é vertido num cone, passa por um tubo de vapor e é deixado a atuar durante 20 minutos. Este processo é repetido duas vezes. De seguida, deita-se água limpa no depósito e prepara-se o café. Este líquido é deitado fora. Após o procedimento, pode preparar uma bebida.
Por vezes, o ar entra na máquina de café. Isso se manifesta no fato de a máquina zumbir ou emitir um som fora do padrão, e a água não sai da torneira. Para efetuar a drenagem, é necessário fornecer água quente ao copo do equipamento. O circuito do sistema é lavado com água a alta pressão.
Manutenção regular
Para que a máquina de café de alfarroba funcione corretamente, recomenda-se que, de vez em quando, convide um especialista certificado. Ele efectua os seguintes trabalhos
- regulação do nível da água e do funcionamento da bomba;
- regulação da pressão do vapor;
- limpa os elementos internos da máquina de café, desmontando-a;
- substitui os anéis de vedação no grupo de trabalho.
Se a máquina de café de alfarroba for utilizada num café ou em casa com muita frequência, recomenda-se que, uma vez por ano, substitua esses elementos: válvula, anéis de vedação, juntas, válvula de expansão, tubo de drenagem, cestos de porta-filtros. Embora algumas destas peças sejam caras, é mais barato do que reparar ou comprar equipamento novo.