Peixe vermelho: espécies, nomes, lista, fotos
- 07.11.2022
O peixe vermelho é considerado uma iguaria. Não são muitas as pessoas que se podem dar ao luxo de os comer diariamente. A maioria dos cortes de salmão, truta e outras variedades de elite são servidos em ocasiões festivas. Estes tipos de carne têm um grande sabor e são muito saudáveis. Os chefes de cozinha preparam deliciosos pratos de restaurante a partir destas carnes.
Tipos de peixes vermelhos
Existem três categorias principais de peixes vermelhos:
- esturjões;
- salmão;
- a variedade branca ou rosada de salmão.
O grupo do esturjão inclui espécies de peixes que vivem nos mares e nas águas doces. Os mais populares nesta categoria são:
- esturjão;
- beluga;
- sterlet.
O esterlet pesa 5-10 kg, mas também podem ser encontrados espécimes maiores. O esturjão pode crescer até 100 kg.
A beluga é o maior peixe de água doce do mundo. Pode pesar até uma tonelada.
O grupo do salmão inclui peixes do Mar Branco, do Mar Báltico, e do Oceano Pacífico. Esta categoria inclui:
- salmão;
- truta;
- salmão de cachimbo;
- salmão rosa;
- Nurka.
As trutas são manchadas de cor e vivem em águas frescas e límpidas. Vive em corpos de água que não congelam no Inverno. A truta tem picos de actividade no Outono e no Inverno e é um peixe predador.
O salmão habita não só as águas do oceano Atlântico, mas também os lagos. Tem um peso máximo de 40 kg e um comprimento de 1,5 m.
O salmão-chumão habita o Oceano Pacífico e muda a sua coloração durante a época de desova.
O salmão rosa é uma das espécies mais comuns de salmão. Distingue-se de outros representantes pelo seu pequeno tamanho. Pesa até 3 kg.
A cor da carne destes peixes é vermelha ou quase laranja. Esta é também a cor do peixe durante a desova.
Os peixes de salmão com carne branca incluem taimen, salmão coho e peixe branco.
Os especialistas acreditam que o salmão está incorrectamente classificado como um peixe vermelho. Nos tempos antigos, as pessoas chamavam vermelho ao peixe não só devido à cor específica da sua carne, mas também porque era bonito de se ver. Os cortes de peixe de cor vermelha, rosa ou laranja são fáceis de decorar qualquer mesa.
As principais diferenças entre o esturjão e o salmão
O tronco do peixe salmonídeo é comprimido lateralmente e alongado. A cor das suas costas é geralmente azul acinzentado. Os flancos têm manchas escuras e a barriga é prateada. Curiosamente, a cor pode mudar em função do habitat e da idade dos peixes.
As espécies de esturjão produzem caviar preto e as espécies de salmão produzem caviar vermelho. Algumas variedades de peixes vermelhos são criados em cativeiro. Estas espécies (por exemplo, truta) são mais acessíveis. Algumas espécies de peixe vermelho são encontradas exclusivamente nas proximidades de Kamchatka, e por esta razão são demasiado caras. A pesca de algumas espécies de peixes vermelhos é limitada. O preço é elevado não só devido ao valor do peixe, mas também devido aos custos de transporte e armazenamento.
Nos mercados e supermercados pode comprar peixe vermelho de diferentes espécies. Os esturjões são mais caros do que os salmonídeos.