Protrusão do disco vertebral: o que é, sintomas, prevenção
- 02.03.2025
A protusão do disco intervertebral é o desgaste dos tecidos, pelo que estes aumentam de tamanho e ultrapassam a sua posição natural. Por este motivo, os nervos próximos são afectados e surgem dores. A mobilidade da coluna vertebral é reduzida. Vejamos como se forma a protusão discal, quais são os sintomas e que prevenção é feita.
Como ocorre a protusão do disco vertebral
A destruição e a deterioração dos tecidos do disco intervertebral processa-se em tais fases:
- A parte interna do disco aumenta de tamanho e projecta-se em direção ao anel fibroso.
- Quando o núcleo pulposo alargado ainda se encontra no anel fibroso, mas já entrou no canal espinal - trata-se de uma protusão.
- Quando o anel fibroso está danificado e o tecido se estende para além dos seus limites, é diagnosticada uma hérnia discal.
Dependendo da sua localização, uma protusão pode ser lateral, ou seja, localizada na parte lateral da coluna vertebral. As protusões laterais posteriores são as mais comuns. O abaulamento do disco ocorre para trás e lateralmente em relação à coluna vertebral. Neste caso, há um impacto intenso sobre as raízes das vias nervosas. Se a saliência for direcionada para o centro do canal da medula espinal, não há sintomas agudos nem dor. No caso de saliências posteriores, o abaulamento do disco afecta as secções da medula espinal e as raízes nervosas, responsáveis pela sensibilidade e pelas capacidades motoras das pernas e dos órgãos pélvicos.
Sintomas da protrusão do disco vertebral
Quando há destruição do tecido do disco intervertebral, a pressão aumenta nesta zona. São afectadas numerosas raízes nervosas que saem da coluna vertebral. Delas partem nervos para várias zonas do corpo, para as extremidades. Existe um espaço muito pequeno no canal cerebral. Quando ocorre uma protusão, as raízes do sistema nervoso são comprimidas. Isto provoca sintomas como
- Dores nas costas.
- Fraqueza e dormência nos músculos.
- Ciática na região lombar e sacral.
- Formigueiro e dormência nos braços ou nas pernas.
- Rigidez dos tecidos.
Os sintomas da protusão do disco intervertebral variam consoante a sua localização. Se a violação ocorrer na zona do pescoço, os ombros podem doer. A protusão na região lombar manifesta-se frequentemente por fraqueza nas pernas.
Prevenção da protusão do disco intervertebral
Para reduzir a probabilidade de formação de uma protusão do disco intervertebral, siga estas recomendações:
- De acordo com o médico, realizar exercícios físicos regulares que melhorem a circulação sanguínea na zona da coluna vertebral, fortaleçam os músculos, mas não provoquem uma carga pesada.
- Reduzir o peso para o nível normal.
- Tentar evitar cargas excessivas na coluna vertebral, levantar pesos corretamente.
- Trabalhar a postura correta.
- Evitar os maus hábitos: abuso de álcool, tabagismo e outros.
- Fazer uma dieta equilibrada para obter as substâncias necessárias para reparar e restaurar os tecidos dos discos vertebrais.
Se ocorrer desconforto, dores nas costas ou dormência nas extremidades, é importante consultar um médico o mais rapidamente possível. Este efectuará um exame para determinar a causa. Se for detectada uma protrusão, o médico prescreverá um tratamento.