Churrasqueira: tipos e características, como escolher e usar corretamente
- 31.07.2025
A churrasqueira é um item indispensável para quem gosta de passar tempo ao ar livre e preparar pratos deliciosos no quintal. Nela, é possível assar carne, peixe, vegetais e até mesmo surpreender os convidados com pratos incomuns, como frutas grelhadas. A churrasqueira cria aquela atmosfera de descanso: cheiro de fumo, pedaços de comida dourados, conversas amigáveis. O principal é escolher corretamente esse equipamento e aprender a usá-lo.
Que tipos de churrasqueiras existem
As churrasqueiras são fabricadas em diferentes designs e construções, desde modelos compactos e portáteis até modelos fixos potentes. Pode escolher o equipamento para um piquenique ou para o quintal. Os principais tipos de churrasqueiras:
- Os modelos portáteis são leves e compactos. São fáceis de levar para a natureza ou em viagens. Normalmente são feitas de aço e são fáceis de montar e desmontar. A desvantagem é que são menos duráveis devido ao metal fino.
- As churrasqueiras fixas são feitas de metal resistente. São instaladas num local permanente, por exemplo, numa casa de campo ou no quintal de casa. São adequadas para quem cozinha com frequência e para grandes grupos.
- A churrasqueira dobrável é algo entre a versão portátil e a fixa. É compacta quando dobrada, mas estável. O modelo dobrável é bom para pequenas viagens. Pode ser instalada no quintal de casa, se raramente se cozinhar no grelhador.
- A churrasqueira elétrica funciona sem carvão, ligada à rede elétrica. É mais uma opção para varandas ou espaços fechados, onde não é possível usar fogo aberto.
- As churrasqueiras são práticas e funcionais, muitas vezes com tampa, o que ajuda a assar os alimentos uniformemente. É possível assar diferentes pratos.
As churrasqueiras variam em tamanho e capacidade. Existem modelos adequados para cozinhar porções para um grupo grande. Eles são mais largos. É possível encontrar uma opção para várias pessoas.
Como escolher uma churrasqueira
Primeiro, determine a finalidade da churrasqueira. Escolha entre modelos portáteis ou fixos, dependendo do local de instalação. Considere se você precisa levá-la para piqueniques ou se vai usá-la no quintal.
Outros fatores para escolher uma churrasqueira:
- A churrasqueira de metal deve ser feita de aço espesso (a partir de 3 mm) para não se deformar com o calor. As churrasqueiras de pedra ou tijolo são duráveis, mas mais difíceis de instalar.
- O tamanho da churrasqueira é escolhido com base na quantidade aproximada de porções.
- É conveniente que a churrasqueira tenha ajuste de altura dos espetos ou da grelha, bem como grelhas para melhor tração.
- Uma churrasqueira portátil ou dobrável deve ser leve e fácil de montar.
Também vale a pena pensar no design. Por exemplo, para uma casa de campo, uma churrasqueira fixa pode se tornar parte da paisagem. Muitas vezes, esses modelos são decorados com elementos forjados ou feitos de acordo com o estilo do local.
Como usar corretamente a churrasqueira
Para que a churrasqueira dure muito tempo, é importante não apenas escolher corretamente, mas também aprender a usá-la. Primeiro, é preciso preparar a churrasqueira nova. Coloque carvão ou lenha no fundo, acenda e deixe queimar um pouco, sem colocar os alimentos. Assim, elimina-se os restos de odores de metal e lubrificantes.
Durante o cozimento, é importante escolher o combustível certo e não sobrecarregar a churrasqueira com alimentos. É melhor comprar carvão especializado, de madeiras de folhas. Se usar lenha, maçã, cereja ou carvalho são boas opções. Elas produzem menos fumo e adicionam aroma. Não sobrecarregue a churrasqueira. Deve haver circulação de ar entre os pedaços de carne ou vegetais.
Após o cozimento, a churrasqueira deve ser limpa. Remova a cinza e limpe as partes metálicas para evitar ferrugem. Recomenda-se guardar os modelos portáteis em local seco e cobrir os modelos fixos com uma capa.