Por detrás da massa: segredos que não sabia sobre a piza
- 27.01.2025
A caraterística da pizza é a variedade de coberturas. Utiliza-se marisco, salsicha, carne, tomate, queijo e azeitonas em diferentes combinações. Existem também coberturas muito diferentes das habituais. Os ingredientes são colocados numa base de massa fina e cozidos. Graças a isso, todos podem encontrar variantes de pizza a gosto. Vejamos as caraterísticas deste prato e alguns factos interessantes sobre a piza.
O que há de especial na piza
A crosta fina e estaladiça da massa e as coberturas suculentas fazem da piza um prato muito saboroso. As combinações de ingredientes harmoniosamente selecionados proporcionam um sabor rico. Na técnica clássica da piza, a massa é esticada à mão, formando um pão achatado. Isto torna-a fina mas macia.
Existem cerca de 2000 variedades de piza. Cada país tem a sua própria receita específica. Em França, em vez de mozzarella, utiliza-se mais frequentemente o queijo parmesão e o queijo de mofo azul; na Grécia, o queijo feta. Na América, adiciona-se couve, pepino e costeletas ao recheio. Na Índia, gostam de piza com frango e caril.
As variantes mais populares de piza:
- Margarita combina tomate, manjericão e queijo mozzarella. Esta combinação de sabores é apreciada por muitos.
- A Marinara é uma iguaria de Nápoles. Tem anchova com muito alho, tomate e mozzarella.
- A pizza Four Seasons é composta por quatro partes com sabores diferentes. Esta é uma oportunidade para experimentar várias combinações de sabores de uma só vez.
- A Capricciosa revela-se original graças à combinação de cogumelos, fiambre, alcachofras, azeitonas, tomate e queijo mozzarella.
- A Sfinichini é uma piza siciliana. Caracteriza-se por uma massa macia e exuberante. As coberturas são anchovas, queijo, cebolas e orégãos.
- Carbonara é uma piza com ovos, mozzarella, bacon e parmesão.
A pizza pode ser um prato de dieta. Tem muitos vegetais, pouca gordura e queijo. Existem coberturas completamente veganas sem a utilização de produtos de origem animal. Estes tipos de piza são também muito saborosos. As suas coberturas não são inferiores às clássicas combinações populares de produtos.
Factos interessantes sobre a p
iza Alguns factos interessantes sobre a piza:
- Nos Estados Unidos, a piza é tão popular que um sexto estabelecimento de restauração é uma pizzaria.
- O seu médico prescreveu a um jovem uma dieta de piza para tratar a vasoconstrição. A receita deste médico parece estar entre as melhores do mundo.
- O ingrediente mais procurado na piza é o pepperoni. Trata-se de um salame italiano fumado.
- Originalmente, a piza era considerada um alimento para os pobres. Em Itália, era consumida por pessoas com pouca riqueza financeira. Claro que, nessa altura, tinha ingredientes mais simples. Com o tempo, as receitas foram melhoradas e foram-lhe adicionados enchidos, marisco e carne.
- Na Ucrânia, em Odessa, foi criada uma invulgar pizza preta. A sua massa contém tinta de choco. Foi ela que lhe deu a cor preta. Entre os ingredientes especiais do recheio, havia salmão, caviar preto, vermelho e verde.
- Na Austrália, a piza é feita com carne de canguru, na Finlândia adiciona-se carne de rena selvagem. Na Escócia, a piza é recheada com fígado, coração e pulmões. Na Suécia, adicionam caril e bananas.
Na maior parte dos países do mundo, é possível experimentar diferentes tipos de piza. Muitas pessoas têm a sua própria lista de variações favoritas deste prato. E muitas pessoas gostam de a fazer em casa.