É interessante

Escolha de uma máquina de cardio: critérios e especificidades da seleção de equipamento desportivo para o lar

16.01.2025

A utilização de equipamento especial para um treino desportivo eficaz permite-lhe atingir os seus objectivos de forma mais rápida e correta. Como ferramenta para obter uma forma física atraente e melhorar a saúde, a maioria dos consumidores escolhe o equipamento de cardio. Trata-se de um equipamento universal para trabalhar diferentes grupos musculares, reduzir o peso e melhorar os contornos do corpo.

Os mais populares são as bicicletas de exercício, as passadeiras e as máquinas elípticas. Qual é a diferença entre eles e como escolher o melhor equipamento para treinar em casa?

Critérios para escolher um aparelho de cardio

Independentemente do tipo de aparelho de cardio que preferir, o equipamento deve ser funcional e fiável. Lembre-se que a máquina de exercício não é comprada por um dia. Não deve poupar dinheiro se perder funções importantes ou sacrificar a segurança operacional, o que não é aconselhável. Escolha equipamentos de marcas com boa reputação e que forneçam informações detalhadas sobre os produtos.

Bicicleta de exercício: as particularidades da escolha de uma máquina de exercício

O simulador de ciclismo para casa é frequentemente escolhido por entusiastas do ciclismo e por pessoas que procuram estimular os músculos das pernas e das nádegas. Ao escolher uma bicicleta de exercício, preste atenção às seguintes caraterísticas dos modelos:

  • Tipo de acionamento - mecânico, elétrico, eletromagnético (os aparelhos electromagnéticos são os mais procurados devido à sua funcionalidade e fiabilidade).
  • Tipo de construção - horizontal ou vertical (diferem na forma de assento e na posição do corpo do atleta).
  • Suavidade dos pedais.
  • Conjunto de funções disponíveis.
  • Disponibilidade de equipamento adicional.
  • Localização do volante do motor.

As bicicletas de exercício horizontais permitem-lhe treinar com menos esforço para as articulações. Por este motivo, são uma boa escolha para as pessoas em fase de reabilitação após lesões ou para os desportistas para os quais as cargas pesadas são contra-indicadas. Os modelos verticais são frequentemente escolhidos para treinos intensos para perder peso ou fortalecer os músculos das pernas e das nádegas. O treino numa bicicleta de exercício ajuda a fortalecer os sistemas cardiovascular e respiratório e a desenvolver a resistência.

Passadeira de corrida: para quem é adequada?

Outro tipo popular de equipamento de cardio doméstico é uma passadeira. Os modelos com a capacidade de ajustar a velocidade permitem que você se envolva não apenas no modo de corrida, mas também na caminhada, o que os torna convenientes para uso por pessoas com muito peso extra ou por usuários que são contra-indicados em grandes cargas cardiovasculares.

A escolha ideal para treinar em casa será uma esteira elétrica com um conjunto avançado de recursos:

  • A capacidade de selecionar o nível de carga.
  • Alterar o ângulo de inclinação da passadeira.
  • Temporizador.
  • Registo de quilómetros, calorias queimadas, distância e outros parâmetros.
  • Sensor de frequência cardíaca.
  • Um ecrã prático para acompanhar os parâmetros de treino.

A passadeira deve ser feita de material antiderrapante de alta qualidade, ser elástica e resistente à abrasão. Preste atenção aos corrimãos e dê preferência a pegas com formato ergonómico.

Quem é adequado para treinar numa passadeira? É uma boa escolha para pessoas que não têm problemas nas articulações dos joelhos. O treino regular ajuda-o a eliminar o excesso de peso, a fortalecer os músculos das costas, das pernas, das nádegas e dos abdominais. A corrida permite-lhe desenvolver a resistência, melhorar os sistemas respiratório e cardiovascular, fortalecer o espartilho muscular. Não se esqueça dos benefícios do exercício aeróbico para todos os órgãos internos e sistemas do corpo.

Orthotrack: vantagens dos modelos

A elíptica combina as vantagens de uma passadeira e de uma bicicleta de exercício, mas não exerce uma carga destrutiva sobre os músculos e as articulações. Graças à presença de pegas móveis, o treino no elipsoide permite trabalhar não só os músculos das pernas, mas também os músculos da parte superior do corpo.

Os Orbitracks estão disponíveis nas versões mecânica, magnética e electromagnética. Estas últimas são as mais comuns e funcionais. O motor pode ser colocado à frente, atrás ou no centro do aparelho - o tipo de colocação do volante afecta a estabilidade e o tamanho do equipamento.

O treino num aparelho elíptico permite exercitar os músculos das pernas, nádegas, costas e braços, cintura escapular, abdominais. O exercício regular num elipsoide ajuda a

  • Perder peso, livrar-se com segurança dos quilos a mais.
  • Efetuar medidas de reabilitação após lesões.
  • Garantir a segurança das cargas para a coluna vertebral e as articulações.

A escolha de uma elíptica, bem como de outros treinadores de cardio, deve ser feita de acordo com os critérios de funcionalidade, dimensões, peso máximo do utilizador, design, princípio de funcionamento. O custo também é tido em conta.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - AR - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net