Hiperlipidemia: o que é, causas, sintomas, prevenção
- 12.04.2023
Na hiperlipidemia, encontra-se no sangue um elevado teor de um certo tipo de gordura. O perigo disto é que os vasos sanguíneos possam ficar bloqueados devido a depósitos lipídicos. O resultado pode ser isquemia, trombose e ataque cardíaco. Como pode ser detectada a hiperlipidemia? Que prevenção é necessária?
Sintomas de hiperlipidemia
Se os triglicéridos sanguíneos forem elevados, podem ser acompanhados de pancreatite, aumento do fígado e do baço. Se os outros lípidos forem excessivos, não há sintomas óbvios. Muitas vezes, a hiperlipidemia é detectada ao exame para patologia hepática e doença cardiovascular.
Causas da hiperlipidemia
Os níveis elevados de lípidos no sangue podem ser hereditários ou adquiridos. Se parentes próximos tiverem esta patologia, é provável que esta se encontre numa criança.
Uma causa comum de hiperlipidemia é uma dieta pobre na infância. Se houver um excesso de gordura na dieta, o corpo jovem já tem de combater o excesso de lípidos. Torna-se um hábito, e a pessoa tem cada vez mais dificuldade em absorver as gorduras. Com a idade, os lípidos são encontrados no sangue.
A hiperlipidemia também pode ocorrer devido a outras perturbações e condições do organismo, incluindo:
- Cirrose hepática.
- Insuficiência renal aguda.
- Intoxicação alcoólica.
- Diabetes mellitus.
- Redução da função tiroideia.
- Excesso de estrogénio e outras hormonas devido ao uso de corticosteróides, contraceptivos hormonais.
Alimentos que, se consumidos em excesso, podem causar hiperlipidemia:
- Margarina, óleo de palma e outras gorduras trans. Estes são alimentos particularmente perigosos porque o organismo não consegue absorver as gorduras deles, dando depósitos.
- Ovos de galinha.
- Queijo, produtos lácteos.
Prevenção da hiperlipidemia
Para detectar um aumento de gordura no sangue a tempo, fazer um check-up regular por um médico, especialmente após os 40 anos de idade. Recomenda-se fazer um lipidograma a cada 5 anos, a partir dos 20 anos de idade.
O seu médico prescreverá testes bioquímicos para determinar as quantidades de lipoproteínas de baixa e alta densidade, colesterol e triglicéridos. Se forem encontradas gorduras elevadas no sangue, o médico recomendará uma dieta e outros métodos de redução de lipídios.
Alguns métodos para prevenir a hiperlipidemia:
- Reduzir o consumo de carne gorda, produtos lácteos, margarinas e produtos à base de margarinas.
- Acrescentar frango e peru, peixe à dieta. Estes alimentos são pobres em gordura.
- O seu médico pode prescrever estatinas e ácidos gordos ómega-3. Não é aconselhável tomar os medicamentos por conta própria. O seu médico deve determinar a dosagem exacta e quanto tempo deve tomar o medicamento. O estado do fígado deve ser verificado ao tomar estatinas, pois estes medicamentos podem ter um efeito negativo sobre este órgão.
Para evitar a hiperlipidemia, é importante evitar comer fast-food, que é elevado em gorduras trans. É importante comer alimentos naturais com moderação. É melhor cozer ou assar alimentos sem óleo, a fim de reduzir a ingestão de gordura. Deve também fazer exercício físico suficiente, exercitar-se e beber água limpa.