Café instantâneo: como e do que é feito, o que precisa de saber sobre ele
- 17.04.2023
É muito conveniente preparar café instantâneo, porque quando se prepara o café, não há qualquer base. Não tem de perder tempo a moer grãos, a encher a máquina de café ou a colocar sobre a argamassa no fogão. Mas há café verdadeiro no «café instantâneo»? Para descobrir, temos de descobrir de que é feito, e ir para os bastidores.
O que é feito de café instantâneo?
Embora haja muitos rumores de que o café instantâneo contém produtos químicos e substitutos, na realidade esta bebida é produzida a partir de café. Um extracto é extraído de grãos que estão em conformidade com as normas de qualidade. Contém cafeína, microelementos, vitaminas B e antioxidantes. Os óleos essenciais evaporam, e é por isso que o café instantâneo carece do rico aroma de uma bebida.
Etapas da produção de café instantâneo:
- Primeiro, os grãos são torrados e moídos em pedaços mais grosseiros do que para a produção de café caseiro.
- Em seguida, os grãos são cozidos em tanques durante muito tempo até se formar um concentrado grosso. Tem um teor de cafeína muito elevado.
- A partir da massa líquida, o café instantâneo é convertido num café seco. Isto é feito de várias maneiras.
O café solúvel vem em pó, grânulos e café congelado seco. Estes tipos de concentrado têm diferentes propriedades, porque são preparados sob diferentes condições e com diferentes tecnologias. Quase todas as lojas de chá e café online oferecem uma vasta gama de cafés instantâneos em qualquer forma.
Para fazer café instantâneo em pó, o líquido com a decocção do grão é pulverizado num tubo fino que é tratado com ar muito quente. A humidade evapora e um pó fino assenta no fundo. A desvantagem do pó de café instantâneo é que praticamente não há retenção do aroma anterior dos grãos, uma vez que estes são submetidos a um duplo tratamento térmico. Quando fermentado, cola-se à colher e às paredes da caneca, o que não é conveniente.
O café moído é preparado da mesma forma que o café em pó. A diferença é que é molhado e os grânulos são formados. São fáceis de preparar porque não se colam aos pratos.
O café liofilizado é preparado de uma forma mais suave, sem a necessidade de cozedura repetida a altas temperaturas. O concentrado é congelado e desumidificado sob vácuo sem ser aquecido. Desta forma, o aroma e cerca de 95% dos nutrientes são preservados.
Alguns produtores utilizam tecnologia para devolver o aroma ao café instantâneo. Quando os grãos são evaporados, os óleos essenciais são recolhidos e adicionados ao concentrado final.
O que saber sobre o café instantâneo
Para os amantes instantâneos do L profundo, é importante considerar alguns factos sobre esta bebida:
- O teor de cafeína permanece elevado. O café instantâneo é revigorante e edificante porque liberta dopamina e adrenalina. Pode causar palpitações, por isso não beba demasiado.
- Não é recomendado beber esta bebida com o estômago vazio, uma vez que é altamente ácido.
- Para que o café instantâneo tenha o sabor mais próximo possível do café creme, não se deve deitar água a ferver sobre ele. A temperatura da água deve ser de cerca de 85 graus.
- Ao armazenar o café instantâneo, é importante ter em conta que absorve humidade. Manter o pó ou grânulos num recipiente hermético.
O café solúvel não é uma imitação de uma bebida favorecida por muitas pessoas. Contém as substâncias essenciais dos grãos de café. Para obter mais benefícios e prazer, o café seco congelado é a escolha certa. Os cafés moídos e instantâneos são opções mais favoráveis ao orçamento. No entanto, tais bebidas são também revigorantes.