Ferramentas para pasteleiros principiantes: uma lista e conselhos de peritos
- 11.04.2023
Para fazer obras-primas de pastelaria, uma tigela, uma colher e uma forma para cozer não são suficientes para a maioria das receitas. Mesmo o pasteleiro novato deve ter um conjunto bastante diversificado de ferramentas. Vai precisar de aparelhos, utensílios para se adequar a diferentes tarefas e alguns artigos especializados.
Equipamentos de pastelaria para o chefe de pastelaria novato
A lista de acessórios e ferramentas básicas para um chefe de pastelaria é um conjunto mínimo:
- São necessárias balanças electrónicas para medir com precisão os ingredientes de acordo com a receita. Então o bolo ou biscoito sairá sempre exactamente da mesma forma. Se os pesos não estiverem correctos, o resultado será decepcionante.
- Cortadores de massa.
- Uma batedeira manual para fazer biscoitos e natas. Uma amassadeira manual deve ser suficiente para as entradas. Se puder, vale a pena comprar uma amassadeira planetária. Ela irá lidar facilmente com todas as tarefas, mas com uma máquina manual terá de aprender a fazer merengues ou marshmallows.
- Panelas de cozedura em aço inoxidável, silicone ou vidro.
- Uma esteira de cozedura em silicone. Espalhe-o sobre uma assadeira quando assar biscoitos sem fundo ou bolos de esponja. O molde encaixa bem no tapete de silicone e a massa líquida quase nunca sai.
- Uma espátula de silicone vem à mão quando se faz qualquer tipo de pastelaria. É útil para amassar massa, distribuir creme sobre superfícies de pastelaria de massa grossa ou para sacudir os lados dos bolos.
- Um raspador de metal também é útil para fazer bordos de pastelaria perfeitamente lisos.
- Um saco de pastelaria com um bocal redondo é também necessário para fazer padrões ou outras decorações de creme em bolos e pastelaria. Também são necessários bocais de vários diâmetros e um bocal entalhado para rechear eclairs com natas.
- Um pincel de silicone para aplicar gelo ou manteiga na pastelaria.
Também são úteis os utensílios de cozinha padrão: rolo de papelão, tábuas, tigelas, batedor manual, garfos. Se forem utilizados artigos de madeira, é importante que não sejam impregnados com sabor a cebola ou vegetais. Caso contrário, se for colocada massa de cozer sobre tal superfície, esta absorverá o cheiro.
Dica de especialista
Algumas dicas sobre inventário para pastelaria:
- Precisará de um forno com diferentes tipos de aquecimento, dependendo de que pastelaria se pretende fazer. As bolachas e muffins são cozidos em modo de convecção, enquanto os cheesecakes, eclairs e macarons são cozinhados em modo de ar ascendente e descendente.
- Para fazer bolos com belas formas, será necessária uma mesa de montagem de bolos rotativa. É especialmente necessária para fazer bolachas. É melhor se a mesa giratória for uma mesa giratória profissional. Ela gira rapidamente. Isto torna possível dar forma a bolos perfeitamente redondos.
- Macarons, merengues e bolachas são melhor assados em tapetes de silicone espessos e reforçados.
- As panelas de silicone são as mais fáceis de usar. O produto acabado é fácil de remover de uma forma tão flexível.
- Uma espátula ou palete de massa em ângulo será útil para fazer pinceladas decorativas no creme, nivelar a parte superior do bolo ou reposicionar o bolo.
É importante escolher ferramentas de pastelaria de boa qualidade. As peças metálicas devem ser de aço inoxidável. Então não reagirão quimicamente com os alimentos. Os utensílios de silicone não devem ter um cheiro desagradável.