Grelhador a carvão: vantagens e desvantagens, como utilizar e como escolher um
- 16.02.2025
Um grelhador a carvão é um equipamento de grelhar que se assemelha a um grelhador a carvão. Como combustível, o carvão é utilizado a granel ou em briquetes. A parte superior do modelo está equipada com uma tampa. Vejamos as vantagens e desvantagens dos grelhadores a carvão, como utilizá-los e algumas dicas sobre a escolha.
Vantagens e desvantagens dos grelhadores a carvão
Vantagens dos grelhadores a carvão:
- Devido ao facto de o design ser coberto, pode cozinhar ao ar livre, no quintal, em qualquer clima. A chuva não atinge o carvão e os produtos, o vento não apaga a chama.
- Os alimentos são fritos de forma homogénea.
- O tempo de cozedura é mínimo.
- O grelhador a carvão pode ser utilizado em qualquer lugar, uma vez que não necessita de ligação eléctrica. Pode ser utilizado em viagens, no campismo, na varanda ou no quintal.
- É possível fumar alimentos num grelhador a carvão.
A desvantagem deste tipo de equipamento é uma: o grelhador a carvão é difícil de limpar. As cinzas mancham fortemente os elementos da estrutura.
Como utilizar um grelhador a carvão
Siga os seguintes passos:
- O carvão é colocado sob a grelha no arrancador para a ignição.
- Preparar o material para a ignição. Pode pegar num papel embebido em óleo vegetal e colocá-lo no fundo do arrancador. Acender o carvão vegetal. Quando o fogo se acende, é preciso esperar cerca de 20 minutos para que apareçam cinzas cinzentas. Isto significa que as brasas já aqueceram o suficiente.
- Os produtos são colocados na grelha e, se necessário, tapados com uma tampa.
- Durante a cozedura, é possível verificar periodicamente a temperatura do prato com um termómetro especial.
- Depois de o prato estar pronto, o grelhador a carvão é fechado. Quando tiver arrefecido, limpa-se das cinzas. Remover cuidadosamente os restos de gordura alimentar da grelha. Para o efeito, é utilizada uma escova metálica. Limpe o corpo do equipamento e a caldeira.
Como escolher um grelhador a carvão
Preste atenção a essas caraterísticas do equipamento:
- Tamanho. Para uso doméstico e para um pequeno grupo de amigos, é adequado um pequeno equipamento. Os grelhadores a carvão de grandes dimensões são necessários para cozinhar grandes quantidades de alimentos para 15-30 pessoas. Os modelos mais pequenos são utilizados para cozinhar pratos para uma ou duas pessoas.
- Forma. Os grelhadores a carvão são redondos, em forma de ovo e rectangulares. Os grelhadores a carvão redondos são mais compactos.
- Regulação do calor. A temperatura num grelhador a carvão é regulada pela entrada de ar. É importante que seja possível ajustar a altura da grelha acima dos carvões.
- Para que a caldeira retenha o calor durante mais tempo, deve ser feita de metal espesso. É bom que a tampa tenha um revestimento refletor de calor. Assim, o calor é retido durante mais tempo no produto.
- Facilidade de ignição. O recipiente para o carvão vegetal deve estar situado num local de fácil acesso. É importante que se possa ajustar o fornecimento de ar durante a ignição.
- O material do grelhador. Muitas vezes, a caldeira é feita de aço ou cerâmica. A particularidade é que a cerâmica retém melhor o calor do que o metal. As grelhas são feitas de aço ou ferro fundido. É melhor escolher metal inoxidável.
- Funcionalidade. É conveniente que o grelhador tenha vários modos: grelha, churrasco, tandoor, wok.
Ao escolher um grelhador, preste atenção às opiniões do fabricante. Você também pode ler sobre os recursos de um modelo específico e se familiarizar com as opiniões dos usuários.