Prisão de ventre: o que é, causas, prevenção
- 05.04.2025
A obstipação faz com que seja difícil ou menos frequente esvaziar os intestinos. As fezes podem ser secas e duras. Esvaziar o intestino é muitas vezes desconfortável e até doloroso. Reflicta sobre as causas da obstipação. Qual é a possível prevenção de uma tal violação do funcionamento do intestino?
Causas da obstipação
A obstipação ocorre por tais razões:
- A ingestão insuficiente de água leva a um espessamento das fezes, o que complica a sua passagem pelo intestino. A partir destes depósitos podem formar-se cálculos fecais.
- Falta de fibras. Contribui para a formação e promoção do conteúdo intestinal.
- Atividade física insuficiente. Com um estilo de vida sedentário, a circulação sanguínea e linfática é mais fraca, especialmente na região abdominal. Verifica-se uma estagnação e uma irrigação sanguínea incompleta do intestino. O seu tónus diminui, a sensibilidade e o peristaltismo são perturbados.
- Quando uma pessoa tolera e não vai à casa de banho quando tem vontade, isso perturba os intestinos.
- O stress pode afetar negativamente o sistema digestivo.
- Alguns medicamentos podem causar obstipação, pelo que vale a pena falar com o seu médico sobre a sua possível substituição.
- Um excesso de hidratos de carbono altamente processados na dieta abranda o peristaltismo intestinal.
- Doenças que contribuem para o desenvolvimento da obstipação: crescimento excessivo do tecido intestinal, úlceras, fissuras, síndrome do intestino irritável e outras.
- O uso frequente de laxantes causa dependência e agrava a obstipação.
- Particularidades anatómicas ou funcionais do intestino que podem afetar o seu funcionamento.
- A obstipação do viajante ocorre durante a viagem ou quando a pessoa chega a um novo local, visita ou hotel. Está associada ao stress.
Prevenção da obstipação
10 formas de prevenir a obstipação:
- Beber água suficiente todos os dias ajuda a manter as fezes moles e facilita a sua passagem.
- Incluir na sua dieta alimentos ricos em fibras, como legumes, frutas e produtos de cereais integrais.
- Praticar atividade física regularmente. O exercício e a atividade física estimulam o peristaltismo intestinal, o que facilita o esvaziamento. Também aumenta a circulação sanguínea na zona abdominal, os tecidos intestinais recebem nutrição suficiente, mantêm a elasticidade e a tonicidade. O médico pode recomendar exercícios adequados.
- Ir à casa de banho atempadamente. Não tolere a vontade de defecar e não adie a ida à casa de banho. Muitas vezes, isto acontece a uma determinada hora. Sabendo disso, planeie o dia de modo a ter oportunidade de ir à casa de banho.
- Procure técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, para reduzir os níveis de stress.
- Discuta todos os medicamentos tomados com o seu médico para encontrar aqueles que não causam obstipação.
- Reduza a ingestão de hidratos de carbono processados, pois podem contribuir para a obstipação.
- Faça check-ups médicos regulares e controle as doenças crónicas.
- Utilize laxantes apenas conforme prescrito por um médico e não exceda a dose recomendada.
- Se existirem problemas intestinais específicos, é necessário consultar um médico. Este efectuará um exame, aconselhará e prescreverá um tratamento.
A prevenção da obstipação é um conjunto de medidas. Quanto mais recomendações forem aplicadas, menor será a probabilidade de uma violação da função intestinal.